20/08/2009

Embraer entrega aeronave CBA 123 ao MUSAL

Embraer entrega aeronave CBA 123 restaurada ao MUSAL


Segundo protótipo do avião será um dos destaques do salão principal do museu.

São José dos Campos - A Embraer entregou no dia 14 de agosto (sexta-feira), o segundo protótipo do avião CBA 123 para oMuseu Aeroespacial (MUSAL). A cerimônia foi realizada nas instalações do museu, localizado no Campo dos Afonsos, municípiodo Rio de Janeiro.

A aeronave foi recuperada pela Embraer como parte das atividades de comemoração dos 40 anos da Empresa e ficará exposta no salão principal do MUSAL, ao lado do protótipo número um do Bandeirante, primeiro avião fabricado pela Embraer.

Embraer CBA-123 Vector aircraft picture

“É uma grande honra para a Embraer ver o CBA 123 exposto no maior museu aeroespacial do País”, disse Pedro Ferraz, Diretor do Instituto Embraer de Educação e Pesquisa. “Temos um carinho especial por este avião.

Apesar de não ter sido produzido em série por motivos mercadológicos, o CBA 123 representou um grande avanço tecnológico para a indústria aeronáutica brasileira.

Com certeza, ele será muito bem preservado no MUSAL.” A recuperação do segundo protótipo do CBA 123, matrícula PT-ZVB, contou com a participação de alunos do curso de mecânica geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e foi concluída no último mês de maio.

O avião foi exposto aos empregados da Embraer durante o mês de junho na sede da Empresa, em São José dos Campos, interior do Estado de São Paulo, e depois transferido para o Rio de Janeiro. “Temos muito orgulho de receber o CBA 123, aeronave que enriquece ainda mais o acervo do MUSAL”, disse o Brigadeiro-do-Ar R1 Márcio Bhering Cardoso, Diretor do MUSAL. “Já contávamos com outros aviões históricos da Embraer, como o Bandeirante, o Xavante e o AMX. Agora, o público terá a oportunidade de conhecer mais um avião produzido pela Empresa.”

Criado em 1973, o MUSAL [www.musal.aer.mil.br] ocupa uma área de 15.195 metros quadrados, incluindo um prédio de dois andares e cinco hangares anexos.

As salas de exposição abrigam as principais coleções históricas de pioneiros da aviação e o salão principal reúne as aeronaves mais antigas do museu, que recebe, em média, 60 mil visitantes por ano.

CBA 123 - Um acordo de cooperação no setor aeronáutico entre Brasil e Argentina, em 1987, resultou no desenvolvimento de um projeto em parceria entre a Embraer e a Fábrica Argentina de Material Aeroespacial (FAMA): o CBA 123 (a sigla CBA significa Cooperação Brasil- Argentina), comercialmente denominado Vector.

O CBA 123 foi uma aeronave sofisticada e moderna, que apresentava significativas melhorias em termos de inovações técnicas, velocidade, segurança e conforto. Equipada com motor tipo pusher instalado na parte traseira da fuselagem, com hélices na parte posterior, a aeronave foi projetada com 19 assentos.

A campanha de certificação contou com dois protótipos e o primeiro vôo foi realizado pela aeronave prefixo PT-ZVE no dia 18 de julho de 1990.

O avançado projeto demonstrou-se incompatível com as expectativas do mercado, que no início da década de 1990 experimentou acentuada crise logo após a primeira Guerra do Golfo, levando à sua inviabilidade econômica e conseqüente cancelamento da produção.

O acordo de cooperação técnica com a indústria argentina foi descontinuado a partir de 1991 e o projeto finalmente encerrado em 1995.

Várias das tecnologias desenvolvidas para o CBA 123, entretanto, foram mais tarde incorporadas ao programa ERJ 145.

Perfil: A Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. - NYSE: ERJ; Bovespa: EMBR3) é uma Empresa líder na fabricação de jatos comerciais de até 120 assentos e uma das maiores exportadoras brasileiras.

Com sede em São José dos Campos, no Estado de São Paulo, a Empresa mantém escritórios, instalações industriais e oficinas de serviços ao cliente no Brasil, Estados Unidos, França, Portugal, China e Cingapura.

Fundada em 1969, a Embraer projeta, desenvolve, fabrica e vende aeronaves para os segmentos de aviação comercial, aviação executiva e defesa. A Empresa também fornece suporte e serviços de pós-vendas a clientes em todo o mundo.

Em 30 de junho de 2009, a Embraer contava com 17.237 empregados –número que não inclui empregados de suas subsidiárias não-integrais OGMA e HEAI – e possuía uma carteira de pedidos firmes a entregar de US$ 19,8 bilhões.

Fonte:Página Inicial| www.embraer.com.br /fotos divulgação Embraer,/Airliners.net

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