A primeira aeronave de transporte militar C295 equipada com um sistema de Alerta Aéreo Antecipado e Controle (AEW & C) completou com sucesso seu voo inaugural nas instalações da Airbus Military, em Sevilha (Espanha).
O voo é resultado de um extenso trabalho de Pesquisa & Desenvolvimento, incluindo testes com túnel de vento, destinado à conversão de um C295 para ser equipado com um rotodome desenvolvido internamente.
O voo durou 2 horas e 48 minutos e foi realizado pelo comandante Alejandro Madurga, juntamente com o co-piloto Alfonso de Castro e os engenheiros de voos de teste Juan José Baeza e Antonio Ojeda.
O objetivo dos testes é verificar o impacto aerodinâmico e estrutural do rotodome sobre a estrutura geral do avião, a qualidade das manobras e sobre o desempenho.
O equipamento, com seis metros de diâmetro, utilizado para os ensaios iniciais, é uma estrutura fixa para ensaios.
A aeronave de série estará equipada de um rotodome de rotação rápida e um radar que permitirá uma cobertura completa e contínua de 360 ??graus da área selecionada.
"Este primeiro voo confirma que o C295 é uma excelente plataforma para apoiar um rotodome", disse Alejandro Madurga após o vôo. “O comportamento da aeronave e suas características de voo foram muito satisfatórios e dentro do esperado".
Os ensaios de voo vão continuar durante os próximos três meses para concluir o estudo de viabilidade e validar por completo o conceito.
O C295 da Airbus Military é uma plataforma ideal para missões de Alerta Aéreo Antecipado e Controle AEW & C.
Atualmente, a aeronave é utilizada em outras aplicações de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento, tais como patrulhamento marítimo, guerra anti-submarino e missões de proteção do meio ambiente, para citar apenas alguns exemplos.
O C295 é uma plataforma simples, mas robusta, de confiabilidade comprovada em operações de conflito em missões de defesa e segurança interna.
A aeronave é versátil, dispõe da maior cabine da sua classe, e é adaptável à missões AEW & C.
O sistema tático FITS (Fully Integrated Tactical System) desenvolvido pela Airbus Military permite a integração de sensores de bordo para operar e controlar o futuro sistema de radar bem como visualizar as imagens aéreas.
Os testes atuais com AEW & C servem para demonstrar a capacidade do C295 neste setor e, assim, expandir a sua gama de aplicações. Com o C295, a Airbus Military dispõe de uma ferramenta para abrir um novo segmento de mercado e oferecer sistemas AEW & C de alto desempenho.
Fonte:Portal Fator Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar e enviar seu comentário
Voar News Agradece pela sua participação