Série Aeronaves Esquecidas Segunda Parte
Hoje contaremos a história do Douglas DC-4E
O Douglas DC-4 era um avião experimental que foi desenvolvida antes da Segunda Guerra Mundial.
Também denominado militarmente de C-54 Skymaster, foi um quadrimotor comercial da Douglas, lançado pouco antes da Segunda Guerra Mundial, sendo uma aeronave muito bem sucedida e largamente empregada durante décadas, como transporte militar e aeronave comercial. De fato, alguns exemplares sobrevivem até hoje, mais de 60 anos depois do encerramento da sua linha de produção, em 1947.
O projeto teve origem em 1935 a partir de uma exigência da United Air Lines.
O objetivo foi desenvolver um substituto muito maior e mais sofisticado para o DC-3, antes mesmo que o primeiro DC-3 pudesse voar.
Houve bastante interesse de varias companhias aéreas,entre elas a American Airlines,a Eastern Air Lines, Pan American Airways , que se juntou a TWA e se uniram com o fornecimento de US$100.000 dólares cada para o custo de desenvolvimento do novo avião.
Com uma capacidade prevista de 42 passageiros, o DC-4 (como era então conhecido) teria o dobro de capacidade para transporte pessoas em poltronas, ou 30 leitos semelhantes às que equipavam o modelo DST (Douglas Sleeper Transport), um modelo de transporte-dormitório do DC-3. que o DC-3. O desenho da aeronave lembrava nitidamente o DC-3, especialmente na parte dianteira.
O que muitos não sabem, entretanto, é que houve outro projeto anterior denominado DC-4: foi o Douglas DC-4E ("E" de Experimental), um avançado projeto de quadrimotor, muito mais sofisticado que o Skymaster, mas que não passou do estágio de protótipo.
Outras inovações incluíram unidades auxiliares, de energia impulsionando os controles de voo, alternando sistema de corrente elétrica e ar condicionado.
A aeronave também contou com uma cauda com três novos estabilizadores verticais. Isso proporcionou uma área de estabilizador vertical suficiente para permitir que a aeronave decolasse com apenas dois motores do mesmo lado em funcionamento ,permitindo ainda que a aeronave coubesse nos hangares existentes. A configuração era bastante semelhante à que seria empregada nos Lockheed Constellation anos mais tarde.
As asas eram semelhantes às usadas no DC-3, com um bom enflechamento no bordo de ataque e bordo de fuga quase reto.
O primeiro protótipo voou em 7 de junho de 1938 a partir do trevo de Campo em Santa Monica, Califórnia.
A Operação da aeronave foi notavelmente livres de problemas. No entanto, os sistemas complexos provaram ser caro de se manter e o projeto foi abandonado em favor de uma concepção menos complexa que o Designe de quatro motores.
A United Airlines usou o avião para avaliação operacional em serviço, logo após a certificação, mas o mesmo não impressionou positivamente. A Pan Am e a TWA acabaram deixando o projeto e encomendaram o menor e mais simples, mas pressurizado, Boeing 307 Stratoliner.
A Douglas então decidi abandonar o projeto e criar um outro avião, também quadrimotor e triciclo, mas bem mais simples e mais conservador, que também foi denominado DC-4, praticamente um DC-3 ampliado, de deriva simples, quadrimotor e triciclo, sem pressurização.
Um novo projeto foi designado DC-4E para diferenciar do projeto anterior(E para "experimental ").
O DC-4E foi vendido para o Japão, que buscou comprar aviões ocidentais para avaliação e transferência de tecnologia durante este período. O projeto acabou se tornando a base do Bombardeiro G5N Nakajima.Esse avião, no entanto, padecia do mesmo desempenho decepcionante que tirou o DC-4E do mercado civil americano, e os seis únicos exemplares fabricados foram relegados ao serviço de transporte militar.
Houve bastante interesse de varias companhias aéreas,entre elas a American Airlines,a Eastern Air Lines, Pan American Airways , que se juntou a TWA e se uniram com o fornecimento de US$100.000 dólares cada para o custo de desenvolvimento do novo avião.
Com uma capacidade prevista de 42 passageiros, o DC-4 (como era então conhecido) teria o dobro de capacidade para transporte pessoas em poltronas, ou 30 leitos semelhantes às que equipavam o modelo DST (Douglas Sleeper Transport), um modelo de transporte-dormitório do DC-3. que o DC-3. O desenho da aeronave lembrava nitidamente o DC-3, especialmente na parte dianteira.
O que muitos não sabem, entretanto, é que houve outro projeto anterior denominado DC-4: foi o Douglas DC-4E ("E" de Experimental), um avançado projeto de quadrimotor, muito mais sofisticado que o Skymaster, mas que não passou do estágio de protótipo.
Seria o primeiro avião de grande porte , com trem de pouso triciclo.
Outras inovações incluíram unidades auxiliares, de energia impulsionando os controles de voo, alternando sistema de corrente elétrica e ar condicionado.
Pressurização da cabine também foi planejado para as aeronaves em produção .
A aeronave também contou com uma cauda com três novos estabilizadores verticais. Isso proporcionou uma área de estabilizador vertical suficiente para permitir que a aeronave decolasse com apenas dois motores do mesmo lado em funcionamento ,permitindo ainda que a aeronave coubesse nos hangares existentes. A configuração era bastante semelhante à que seria empregada nos Lockheed Constellation anos mais tarde.
As asas eram semelhantes às usadas no DC-3, com um bom enflechamento no bordo de ataque e bordo de fuga quase reto.
Uma característica bem interessante do DC-4E era uma segunda fileira de janelas de cada lado da fuselagem , acima das janelas normais, no mesmo nível das camas que seriam instaladas na versão dormitório.
O primeiro protótipo voou em 7 de junho de 1938 a partir do trevo de Campo em Santa Monica, Califórnia.
O DC-4E foi usada pela United Air Lines para a avaliação em serviço durante 1939.
A Operação da aeronave foi notavelmente livres de problemas. No entanto, os sistemas complexos provaram ser caro de se manter e o projeto foi abandonado em favor de uma concepção menos complexa que o Designe de quatro motores.
A United Airlines usou o avião para avaliação operacional em serviço, logo após a certificação, mas o mesmo não impressionou positivamente. A Pan Am e a TWA acabaram deixando o projeto e encomendaram o menor e mais simples, mas pressurizado, Boeing 307 Stratoliner.
A Douglas então decidi abandonar o projeto e criar um outro avião, também quadrimotor e triciclo, mas bem mais simples e mais conservador, que também foi denominado DC-4, praticamente um DC-3 ampliado, de deriva simples, quadrimotor e triciclo, sem pressurização.
Um novo projeto foi designado DC-4E para diferenciar do projeto anterior(E para "experimental ").
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