24/04/2011

FAA emite novos procedimentos ao ATC em torno do transporte presidencial

FAA emite novos procedimentos ao ATC em torno do transporte presidencial

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Após incidente que envolveu um Boeing 737 (Codinome Executive One Foxtrot) que transportava a Primeira Dama dos EUA, e foi orientado a abortar um procedimento de pouso ,na Base aérea de Andrew ,logo atrás de um um cargueiro C-17 da USAF ,a Federal Aviation Administration (FAA) emitiu novos procedimentos para os controladores de tráfego aéreo que operarem com os aviões que transportam o Vice-presidente , o Presidente e a Primeira Dama.

De acordo com o relatório fornecido pelo NTSB os controladores de tráfego aéreo de Potomac
permitiram a sequência de aproximação do B-737 Executive One, logo atrás do Cargueiro Militar C-17 da USAF, com uma separação mínima de 3 Nm(5,5Km), quando na verdade eram necessárias 5 Nm((9,3Km).

Esta separação é necessária para evitar a esteira de turbulência provocada pelo cargueiro C-17 ,que poderia ter causado um acidente com o B-737 ,que vinha muito próximo do outro avião .

O NTSB informou ainda que o Controlador de Potomac avisou ao piloto do Boeing 737 que o mesmo estava a 4 Nm na trilha do cargueiro e o alertou sobre a esteira de turbulência.

Após orienta-lo para os procedimentos de pouso por instrumento ,e o piloto ciente das instruções ,foi orientado a contactar a torre de Andrew.

Tão logo o EXEC 1F ter contactado, o controlador solicitou ao EXEC 1F que realizasse um "S" e girar em torno da final,para obter espaço adicional -informou o NTSB.

O piloto do EXEC 1F estava em conformidade com a solicitação,no entanto o espaçamento continuava a diminuir ,estando agora a 2,94Nm,logo em seguida o controlador solicitou que a aeronave que transportava a Primeira Dama Michelle Obama ,abordasse o procedimento de pouso pois estava muito próxima do C-17.

"As novas instruções aos controladores emitidas em 22 de Abril ultimo,exigem que os controladores nos setores de movimentação de voos Presidenciais ,que monitorem via fonia e visual, e por instrumentos ,possam garantir que a separação entre aeronaves ,bem como o controle sejam realizados com total segurança" -diz a FAA.


Fonte:flightglobal

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