O Parlamento Europeu aprovou ontem um regulamento que estabelece normas mais rígidas nas investigações de acidentes aéreos.
A nova legislação determina que as investigações de acidente sejam realizadas por uma autoridade independente das “autoridades aeronáuticas nacionais responsável pela navegabilidade, certificação, operações de voo, manutenção, concessão de licenças, controle de tráfego aéreo ou exploração de aeroportos”, impedindo que qualquer entidade ou órgão com interesses envolvidos participe das investigações.
O novo regulamento obriga as companhias aéreas da União Europeia ou de outros países, desde que operem voos com origem em aeroportos europeus, apresentem a lista de passageiros a bordo de seus aviões no prazo máximo de duas horas após algum acidente, assim como a lista de produtos perigosos a bordo do avião.
Cada país da UE deverá elaborar um plano de emergência nacional para acidentes aéreos. Pelo regulamento, será criada uma rede europeia de autoridades encarregadas das investigações de segurança da aviação civil, ainda, com o objetivo de melhorar a formação dos investigadores.
No Brasil, familiares de vítimas do acidente com o Boeing da Gol, em 2006, lançaram ontem campanha/protesto contra a impunidade dos pilotos do jato Legacy. A campanha é tema de post no blog Sem Reserva.
Fonte:Panrotas-Por:Maria Izabel Reigada
A nova legislação determina que as investigações de acidente sejam realizadas por uma autoridade independente das “autoridades aeronáuticas nacionais responsável pela navegabilidade, certificação, operações de voo, manutenção, concessão de licenças, controle de tráfego aéreo ou exploração de aeroportos”, impedindo que qualquer entidade ou órgão com interesses envolvidos participe das investigações.
O novo regulamento obriga as companhias aéreas da União Europeia ou de outros países, desde que operem voos com origem em aeroportos europeus, apresentem a lista de passageiros a bordo de seus aviões no prazo máximo de duas horas após algum acidente, assim como a lista de produtos perigosos a bordo do avião.
Cada país da UE deverá elaborar um plano de emergência nacional para acidentes aéreos. Pelo regulamento, será criada uma rede europeia de autoridades encarregadas das investigações de segurança da aviação civil, ainda, com o objetivo de melhorar a formação dos investigadores.
No Brasil, familiares de vítimas do acidente com o Boeing da Gol, em 2006, lançaram ontem campanha/protesto contra a impunidade dos pilotos do jato Legacy. A campanha é tema de post no blog Sem Reserva.
Fonte:Panrotas-Por:Maria Izabel Reigada
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar e enviar seu comentário
Voar News Agradece pela sua participação