CAÇAS F-5 BR MODERNIZAÇÃO SERÁ CONCLUÍDA EM 2010
F-5 ANTES
Com a modernização dos caças F-5 Tiger II da FAB para o padrão F-5M, os aviões saem da fábrica com a nova camuflagem padrão da FAB, que está sendo também aplicada em todos os aviões de emprego tático.
Quando estivemos em Santa Cruz no ano passado, ainda era possível ver F-5s com as duas pinturas na linha de voo.
É uma pena que aos poucos as vistosas cores do passado irão dar lugar às esmaecidas pinturas de baixa visibilidade.
Quando estivemos em Santa Cruz no ano passado, ainda era possível ver F-5s com as duas pinturas na linha de voo.
É uma pena que aos poucos as vistosas cores do passado irão dar lugar às esmaecidas pinturas de baixa visibilidade.
Modernização dos caças F-5 será concluída em 2010
O programa de modernização da frota de 46 aeronaves de combate F-5 da FAB será concluído até o fim de 2010. Segundo o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (Cecomsaer), 72% da frota já foi modernizada e as aeronaves estão plenamente operacionais.
A modernização de outras 12 aeronaves F-5 adicionais, que a FAB comprou da Jordânia, de acordo com o Cecomsaer, ainda está sendo avaliada pelo Comando da Aeronáutica.
"A FAB fez um pedido de oferta à Embraer para posterior avaliação", informou o Cecomsaer.
A Embraer é a contratada principal da FAB no programa de modernização do F-5 e a Elbit foi subcontratada pela brasileira para transferir a tecnologia de software embarcado para o Brasil.
O valor total do programa de modernização do F-5 está avaliado em US$ 285 milhões.
A Elbit foi uma das pioneiras no Brasil no cumprimento de acordos de "offset" (contrapartida tecnológica) e seu primeiro compromisso com a FAB foi a compra da Aeroeletrônica, em 1996.
Na época a empresa brasileira estava em dificuldades financeiras e corria o risco de fechar as portas. "A Aeroeletrônica é fruto do projeto F-5BR, sendo um dos maiores exemplos de como um contrato de 'offset' bem gerenciado pode produzir resultados expressivos para todo o Brasil", disse o Cecomsaer em resposta a uma das perguntas feitas pelo Valor.
Com o treinamento de engenheiros brasileiros em Israel, a empresa conseguiu transferir para o Brasil a tecnologia de aviônicos e de integração de sistemas de missão para aeronaves.
Atualmente, segundo a Aeronáutica, 85% do valor do "offset" acordado com a Elbit já foi cumprido.
A tecnologia desenvolvida para o F-5, segundo a Elbit, também já está sendo aplicada na modernização 54 aviões Bandeirante da FAB, um projeto avaliado em US$ 35 milhões.
fonte:Hangar do vinna/ Valor Online - Via: O Globo - Virgínia Silveira/Video:Youtube.com
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