Motor de aviões revolucionário pode viabilizar velocidade de 3200 km/h
Engenheiros britânicos criaram um motor para aeronaves que é classificado como a maior inovação em termos de propulsão aeronáutica desde a introdução das turbinas a jato nos anos 1950.
Enviado em 01/12/2008-via:Youtube.com
Space.co.uk talks to Richard Varvill, Technical Director of Reaction Engines Limited, at IAC 2008
O novo motor, desenvolvido pela Reaction Engines e conhecido como Sabre, refrigera ar de 1000 °C para – 150 °C em apenas um centésimo de segundo.
[foto:reactionengines.co.uk]
O Sabre funciona com uma rede de tubos, que envolve diversas partes do motor da aeronave. No interior desses tubos, hélio condensado circula para refrigerar todo o conjunto. De resto, o motor da Reaction funciona como os jatos comuns na hora da decolagem, sugando oxigênio para gerar empuxo.
O Sabre funciona com uma rede de tubos, que envolve diversas partes do motor da aeronave. No interior desses tubos, hélio condensado circula para refrigerar todo o conjunto. De resto, o motor da Reaction funciona como os jatos comuns na hora da decolagem, sugando oxigênio para gerar empuxo.
Em altitudes maiores, onde o ar é rarefeito, o motor passa a queimar combustível e funciona como um foguete.
A solução criada pela Reaction Engines poderá ser aplicada nos projetos de turbinas atuais, permitindo que elas tenham uma capacidade de refrigeração muito maior. Hoje, o grande limitador em termos de velocidade de um avião a jato é o superaquecimento da turbina a partir de determinada faixa de velocidade.
Com a tecnolgia Sabre, uma aeronave poderia atingir a velocidade de aproximadamente 3200 km/h, valor em que um motor comum derreteria.
Nessa velocidade seria possível, por exemplo, chegar da Inglaterra à Austrália em apenas quatro horas.
Outra vantagem do motor é a possibilidade de ultrapassar o limite da atmosfera terrestre e levar a aeronave para a órbita do planeta. A expectativa da Reaction é vender a tecnologia Sabre para que ela seja aplicada em aviões de carreira.
Alan Bond talks about the heat exchanger testing programme, and its impact on future of air and space travel.-vídeo:robotpignet-via:Youtube.com
Fonte: Slashgear via Filipe Garrett (TechTudo) -via:desastres aéreos news
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar e enviar seu comentário
Voar News Agradece pela sua participação