11/12/2012

US Navy realiza testes com UCAS X-47B a bordo do USS Harry S. Truman (CVN 75)


Primeiros testes embarcados do UCAS-D X-47B num porta-aviões da Marinha dos EUA 


[foto:navaltoday.com]
Marinheiros a bordo do porta-aviões USS Harry S. Truman (CVN 75) e o pessoal da Equipe de Teste Integrado da Marinha junto ao Escritório do Programa do Sistema Aéreo Não Tripulado de Combate (PMA-268) fizeram história no dia 9 de dezembro quando eles taxiaram uma aeronave demonstradora do Sistema Aéreo Não Tripulado de Combate (UCAS) X-47B pela primeira vez a bordo de um porta-aviões. 



Durante a fase de teste, os operadores da plataforma UCAS no convés utilizaram a unidade de display de controle manual (CDU) para controlar remotamente a aeronave.



 Gerrit Everson, um dos operadores que controlavam o X-47B, disse que o demonstrador UCAS demonstrou uma excelente integração com o convés de voo do Truman. “Com a CDU, seguimos os sinais do diretor de operações para mover a aeronave à esquerda ou à direita, para o local de travagem, de e para as catapultas e para várias posições demarcadas”, disse Everson. “Estes testes provaram que podemos taxiar o X-47B com a precisão que um convés de voo de um porta-aviões requer.” 


O Tenente-comandante Larry Tarver, oficial de movimentação de aeronaves no Truman, disse que todos os testes na aeronave da Marinha colocam ela um passo mais perto de aviação não tripulada embarcada. “Ninguém jamais fez isso antes”, disse Tarver. “Os veículos aéreos não tripulados (UAVs) voaram todo o mundo, mas um X-47B nunca atuou num porta-aviões. 



[foto:Cavok]

Toda evolução com este avião é seguida passo-a-passo, porque nós não conhecemos totalmente como ele vai reagir num ambiente embarcado. 


É um pouco fora da nossa zona de conforto, por isso nossas precauções de segurança são maximizadas.” “Todo exercício concluído aqui envia dados recolhidos para a equipe UCAS-D”, disse Tarver. “Um ambiente embarcado só pode ser simulado até certo ponto em terra, por isso temos que ter o nosso momento quando se trata de evoluções como esta.”


 Matt Funk, o engenheiro de teste líder no projeto de demonstração, disse que o Truman tem sido extremamente útil durante o teste do X-47B, e os marinheiros a bordo do porta-aviões foram receptivos à formação necessária para trabalhar com o novo sistema. “Todo mundo está muito animado sobre este programa e deram um monte de feedbacks positivos”, disse Funk. “Eu acho que foi especialmente popular entre os marinheiros mais jovens que cresceram rodeados por computadores. Eles reconhecem que os sistemas utilizados para controlar e voar a aeronave são muito parecidos com o que eles esperam ver em um vídeo game.” “Estamos trazendo as mais avançadas tecnologias em conjunto para tornar esta uma evolução bem sucedida”, disse o tenente Anthony Lee, diretor do convés de vôo do Truman. “Este tipo de inovação não tinha sido vista desde a primeira vez que uma aeronave pousou a bordo de um porta-aviões, o que nos coloca mais à frente como militares”.


 De acordo com Don Blottenberger, Vice-Gerente Principal do Programa PMA-268, disse que o teste do X-47B a bordo do Truman resultou em avanços significativos para o UCAS-D. “O UCAS-D é um programa de aprendizagem, o que significa que estamos aqui para aprender todas as lições de como vamos integrar uma variedade de sistemas a bordo do Truman”, disse Blottenberger. “Como ainda estamos nos estágios iniciais dessa tecnologia, não estamos atualmente olhando como estas aeronaves podem ser utilizados a partir de um ponto de vista da missão. 


No entanto, no aprendizado que temos feito descobrimos os benefícios do voo autônomo, independentemente da aeronave ser tripulada ou não-tripulada.” Blottenberger disse que os tripulantes e operadores, assim aqueles da equipe que trabalharam a bordo do Truman, continuarão sendo uma grande parte dessa aprendizagem e demonstração até a sua conclusão. “Cada pessoa que encontramos fica curiosa e tem grandes questões sobre o que estamos fazendo e como os Marinheiros vão interagir com o X-47B”, disse Blottenberger. 


“O Truman tem sido inestimável para o nosso programa.” O X-47B está programado para realizar os testes de táxi antes do Truman retornar para seu porto de natal na Estação Naval de Norfolk.



Fonte:Cavok/Vídeo:US Navy[Publicado em 10/12/2012]-via:Youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação