HÍBRIDO
LEMV IRÁ OPERAR ESTE ANO NO AFEGANISTÃO
Estreia até o final deste ano no Afeganistão um novo veículo aéreo não tripulado que deverá promover uma série de avanços para os interesses dos Estados Unidos, tanto estratégicos - pois é também um mecanismo de vigilância e captação de informação – quanto de transporte de cargas, ajuda em resgates e outras ações.
Batizada LEMV (sigla para o nome completo em inglês Long-Endurance Multi-Intelligence Vehicle, ou “Veículo Multi-Inteligente de Longa Resistência), esta espécie de cruzamento entre um zepelim e um avião vem sendo desenvolvida desde a década passada pela empresa inglesa Hybrid Air Vehicle, fundada pelo cientista Roger Munk (1947-2010), autoridade em pesquisa de novas tecnologias aéreas.
Projeto de mais de meio bilhão de dólares
O novo projeto, que envolve a construção de três LEMV ao longo do próximo triênio, será implementado pelas Forças Armadas americanas graças a contrato 517 milhões de dólares (1,12 bilhão de reais) obtido pela Northrop Grumman. Parceira da HAV, a empresa trabalha há décadas para o Pentágono, o departamento de Defesa dos Estados Unidos.
Ao voarem utilizando tanto a aerostática – estudo do equilíbrio entre gases e corpos sólidos, quando sob influência somente de forças gravitacionais – quanto a aerodinâmica – estudo da interação dos corpos com o ar -, os LEMV serão uma alternativa ao mesmo tempo econômica e versátil.
Combinam a chamada tecnologia LTA (Lighter Than Air, ou “Mais Leve que o Ar”), comum em balões dirigíveis, ao emprego de gás hélio e à tecnologia de força vetorial, que permite decolagens e aterrissagens verticais, muito mais práticas e adequadas para operações de emergência.
Decolagem e aterrissagem verticais e economia em combustível
Além disso, o novo veículo aéreo, de 90 metros de comprimento, necessita de pouquíssima infraestrutura para levantar voo ou pousar, podendo fazê-los em espaços limitados e em bases como água, neve e pântanos.
Apto a voar ininterruptamente a até 185 quilômetros por hora, 6 mil metros de altitude e, sobretudo, por até 21 dias – sob comando de software desenvolvido pela empresa inglesa Blue Bear -, o LEMV deverá ser considerado o veículo aéreo não tripulado de maior resistência entre todos existentes.
O primeiro deles, produzido em Cardington, sudeste da Inglaterra, já foi enviado para montagem e testes finais nos EUA.
De acordo com a HAV, a vantagem econômica – e ecológica – dos LEMV reside no fato de suas quatro turbinas propulsoras, movidas a diesel, utilizam 25% do combustível, por exemplo, necessário em um avião de carga com a mesma capacidade, de 20 toneladas de carga.
Esta característica, somada à versatilidade proporcionada pelo pouso e a decolagem vertical, dão ao veículo um grande potencial para ser usado como meio de transporte de cargas por países com menos infraestrutura.
No âmbito militar, já fala-se em uma “nova era dourada” dos dispositivos aparentados com os antigos dirigíveis, inventados no final do século XIX.
Outro projeto que esta andando a passos largos pe o Híbrido da Lockheed Martin P-791 que se parece muito com o projeto da Northrop Grumman, Parceira da HAV. O P-791 tem capacidade de permanecer durante três semanas a 20.000 Ft(pés)
Outro projeto que esta andando a passos largos pe o Híbrido da Lockheed Martin P-791 que se parece muito com o projeto da Northrop Grumman, Parceira da HAV. O P-791 tem capacidade de permanecer durante três semanas a 20.000 Ft(pés)
Fonte:Veja online-por : Ricardo Setti/fotos Veja/Vídeos:LockheedMartinVideos;t43562-Via :Youtube.com
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