19/06/2009

CB NO AR ,AVIÃO NO HANGAR E PILOTO NO BAR

CB NO AR ,AVIÃO NO HANGAR E PILOTO NO BAR


CB – Cumulus nimbus

Certas condições ambientais (umidade, temperatura, pressão e instabilidade do ar) fazem com que um grupo de cumulus se associe formando esta gigantesca estrutura. São nuvens com grande desenvolvimento vertical, com seu topo em formato de bigorna podendo atingir até 18 km de altura, e sua base se estender de 5 a 10 km. Normalmente atuam em aglomerados ou linhas de instabilidade, varrendo dezenas e centenas de km de extensão.
Sua circulação interna é intensa e pesada, com movimentos ascendentes, descendentes e horizontais. Provocam fortes precipitações de água e/ou pedras de gelo. Violentas rajadas de ventos antecedem as tempestades, com perigosas descargas elétricas e trovões. Nem toda nuvem Cumulus torna-se uma Cumulus nimbus, mas todo Cumulus nimbus se originou de uma nuvem Cumulus.
Os cumulonimbus são alimentados por fenómenos de convecção muito vigorosos (por vezes com ventos de mais de 50 nós). Na base, são formados por gotículas de água, mas nas zonas mais elevadas da “bigorna”, são já formadas por cristais de gelo.



Este vídeo foi feito dentro de um avião comercial durante o desvio de uma Cumulus nimbus (Cb). Com certeza nenhum piloto vai querer entrar dentro da Thunderstorm.
Provavelmente, uma nuvem dessa poderia ter causado o desaparecimento de um Airbus A330 da Airfrance nessa madrugada. Sim mais um A330 é vítima de fortes turbulências.

Nesse desenho da pra se ter uma idéia da Cumulus nimbus em relação às outras nuvens.

Nesse desenho da pra se ter uma idéia da Cumulus nimbus em relação às outras nuvens.

NUVENS DE TEMPESTADE COMO ESSA, ESTÃO CADA VEZ MAIS COMUNS.
DEVEMOS ABRIR MAIS OS NOSSOS OLHOS PARA O CÉU!



Fonte:Diário de bordo

Videos :Youtube.com

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