US NAVY celebra os 100 anos de sua aviação
Em 14 de Novembro de 1910, o piloto de demonstração da Curtiss, Eugene Ely, conseguiu decolar de uma plataforma montada no cruzador USS Birmingham, tornando-se assim o primeiro piloto a decolar com sucesso de um navio, com um avião.
A façanha fomentou o interesse da US Navy (USN, Marinha norte-americana), mas ainda havia quem não acreditasse na viabilidade de operações aéreas embarcadas - decolar até havia sido possível, mas pousar era inviável, argumentavam. Então, em 18 de janeiro de 1911, num teste oficial, Ely escreveu seu nome em definitivo na história da aviação mundial.
Um rudimentar "convés de voo" foi montado no cruzador USS Pennsylvania, ancorado na Baía de San Francisco. Decolando de um campo em terra, Ely voou e pousou sem problemas o seu biplano Curtiss Model D na plataforma montada no cruzador. E em seguida, decolou do navio - também com total sucesso.
Pouco mais tarde, no mesmo ano, em 8 de maio, a US Navy (USN, Marinha norte-americana) fazia seu primeiro requerimento de aquisição de uma aeronave - não por acaso, esta data tornou-se o dia da comemoração oficial de aniversário da Aviação Naval da USN. E, neste ano, celebra seu centenário.
Para as festividades terem uma amplitude à altura, foi criado o Heritage Paint Project, com o objetivo de criar "um panorama vivo da história", permitindo a recuperação desta pelo próprio pessoal da USN, fomentando assim o orgulho de um legado de 100 anos nas novas gerações.
O projeto também visa mostrar à população o valor dado pela USN à sua própria história e abrange pinturas e marcações do passado usadas não só pelas aeronaves da USN, mas também por aquelas do US Marine Corps (USMC, Corpo de Fuzileiros Navais norte-americano) e da US Coast Guard (USCG, Guarda-Costeira).
Inicialmente, previa-se que 18 aeronaves operativas seriam repintadas, em cores e marcas usadas no passado, mas este número cresceu para 28 aparelhos, aviões e helicópteros, o último dos quais será repintado neste início de Março.
Entre estes, a maior e mais tradicional reunião mundial de aeronaves, a Experimental Aircraft Association (EAA) Oshkosh "AirVenture 2011" (de 25 a 31 de julho) terá exatamente o Centenário da Aviação Naval como seu tema principal imaginando-se, portanto, um imperdível encontro de warbirds navais! No caso das festividades oficiais, entre inúmeras, destacamos a Semana de Aviação Naval, em Pensacola (3 a 9 de maio); e os shows aéreos em New River (3 a 5 de maio), Nova York (22 de maio a 3 de Junho), Davenport (16 a 22 de Junho), Rochester (11 a 17 de Julho), Oceana (20 a 25 de Setembro), San Diego (19 de Setembro a 2 de Outubro) e Lemoore (15 e 16 de outubro).
A International Plastic Modeler's Society(IPMS) tematizou sua convenção anual nos EUA deste ano como Omaha by the Sea (de 3 a 6 de agosto), também tendo como tema principal os 100 anos da aviação embarcada da USN.
E vale dizer que diversos fabricantes de decais já preparam lançamentos com as marca ações usadas nas aeronaves do HeritagePaint Project!
Um rudimentar "convés de voo" foi montado no cruzador USS Pennsylvania, ancorado na Baía de San Francisco. Decolando de um campo em terra, Ely voou e pousou sem problemas o seu biplano Curtiss Model D na plataforma montada no cruzador. E em seguida, decolou do navio - também com total sucesso.
Provava-se ali, de modo prático, a operação de aeronaves embarcadas em navios.
Pouco mais tarde, no mesmo ano, em 8 de maio, a US Navy (USN, Marinha norte-americana) fazia seu primeiro requerimento de aquisição de uma aeronave - não por acaso, esta data tornou-se o dia da comemoração oficial de aniversário da Aviação Naval da USN. E, neste ano, celebra seu centenário.
Para as festividades terem uma amplitude à altura, foi criado o Heritage Paint Project, com o objetivo de criar "um panorama vivo da história", permitindo a recuperação desta pelo próprio pessoal da USN, fomentando assim o orgulho de um legado de 100 anos nas novas gerações.
O projeto também visa mostrar à população o valor dado pela USN à sua própria história e abrange pinturas e marcações do passado usadas não só pelas aeronaves da USN, mas também por aquelas do US Marine Corps (USMC, Corpo de Fuzileiros Navais norte-americano) e da US Coast Guard (USCG, Guarda-Costeira).
Inicialmente, previa-se que 18 aeronaves operativas seriam repintadas, em cores e marcas usadas no passado, mas este número cresceu para 28 aparelhos, aviões e helicópteros, o último dos quais será repintado neste início de Março.
As comemorações do centenário prevêem diversos eventos, que se estenderão por todo este ano de 2011.
Entre estes, a maior e mais tradicional reunião mundial de aeronaves, a Experimental Aircraft Association (EAA) Oshkosh "AirVenture 2011" (de 25 a 31 de julho) terá exatamente o Centenário da Aviação Naval como seu tema principal imaginando-se, portanto, um imperdível encontro de warbirds navais! No caso das festividades oficiais, entre inúmeras, destacamos a Semana de Aviação Naval, em Pensacola (3 a 9 de maio); e os shows aéreos em New River (3 a 5 de maio), Nova York (22 de maio a 3 de Junho), Davenport (16 a 22 de Junho), Rochester (11 a 17 de Julho), Oceana (20 a 25 de Setembro), San Diego (19 de Setembro a 2 de Outubro) e Lemoore (15 e 16 de outubro).
A International Plastic Modeler's Society(IPMS) tematizou sua convenção anual nos EUA deste ano como Omaha by the Sea (de 3 a 6 de agosto), também tendo como tema principal os 100 anos da aviação embarcada da USN.
E vale dizer que diversos fabricantes de decais já preparam lançamentos com as marca ações usadas nas aeronaves do HeritagePaint Project!
Fonte:RevistaASAS/fotos:navalaviationcentennial.com;articles.sfgate.com;mundoaviacao-planetaaviao/Videos:;Michelottob-Via:Youtube.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar e enviar seu comentário
Voar News Agradece pela sua participação