12/02/2010

P3-Orion

P3-Orion




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O P-3 Orion é a versão militar do famoso avião comercial Lockheed Electra II.

Foi inicialmente concebido para a Marinha dos EUA como aeronave especializada em guerra anti-submarina e patrulhamento marítimo baseada em terra para substituir os P-2 Neptune.

Posteriormente, tornou-se um sucesso de vendas internacionais e foi adquirido por diversos países membros da OTAN e outras nações diversas.

Atualmente, 17 nações utilizam versões diferentes do P-3.

A primeira versão de produção, designada P3V-1 voou pela primeira vez em 15 de Abril de 1961, embora à altura de integração ao serviço, em 1962, o sistema de designações unificado já o rebatizara de P-3.

Ao longo dos anos foram desenvolvidas várias variantes.

This is one of the NASA Research Aircraft at Wallops Island VA. These aircraft carry instruments such as the Airborne Oceanographic Lidar on research missions worldwide.  The four engine P3-B Orion aircraft shown here is very well suited for flying instruments over the ocean as it can carry a heavy load over the ocean at low altitudes.

O P-3 Orion é utilizado também pela NASA como plataforma científica sub-orbital,sob o codigo NASA 426

P-3C Orion




P-3 Orion no Brasil

A Força Aérea Brasileira não dispunha de uma aeronave anti-submarino desde 1976 com a desativação do Lockheed P2V Neptune.

Atualmente, a patrulha e esclarecimento marítimos são realizados pelo Embraer EMB-111 Bandeirulha, com autonomia menor e sistemas já defasados.

Para preencher esta lacuna, foram adquiridas 12 aeronaves P-3A dos estoques dos Estados Unidos no AMARC.


P-3BR - Primeiro Voo

O P3-A foi selecionado pelo menor tempo de uso das células.

Destas aeronaves, apenas oito estão em processo de modernização na Construcciones Aeronáuticas S.A. (CASA) e as demais servirão como fonte de peças.

Foi selecionado para as aeronaves o sistema de missão Casa FITS (Fully Integrated Tactical System).

Os P-3 serão utilizados principalmente em missões de patrulha marítima, para a proteção da Zona Econômica Exclusiva, controle de fronteiras e em missões de busca e salvamento.

A primeira aeronave modernizada deverá ser entregue em meados de 2010 ,inicialmente programadas para serem entregue em 2009,porém a detecção de falhas estruturais atrazarão a entrega.




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