Demand Media Video -- powered by demandmedia.com
Foi inicialmente concebido para a Marinha dos EUA como aeronave especializada em guerra anti-submarina e patrulhamento marítimo baseada em terra para substituir os P-2 Neptune.
Posteriormente, tornou-se um sucesso de vendas internacionais e foi adquirido por diversos países membros da OTAN e outras nações diversas.
Atualmente, 17 nações utilizam versões diferentes do P-3.
Ao longo dos anos foram desenvolvidas várias variantes.
O P-3 Orion é utilizado também pela NASA como plataforma científica sub-orbital,sob o codigo NASA 426
P-3 Orion no Brasil
A Força Aérea Brasileira não dispunha de uma aeronave anti-submarino desde 1976 com a desativação do Lockheed P2V Neptune.
Atualmente, a patrulha e esclarecimento marítimos são realizados pelo Embraer EMB-111 Bandeirulha, com autonomia menor e sistemas já defasados.
Para preencher esta lacuna, foram adquiridas 12 aeronaves P-3A dos estoques dos Estados Unidos no AMARC.
O P3-A foi selecionado pelo menor tempo de uso das células.
Destas aeronaves, apenas oito estão em processo de modernização na Construcciones Aeronáuticas S.A. (CASA) e as demais servirão como fonte de peças.
Foi selecionado para as aeronaves o sistema de missão Casa FITS (Fully Integrated Tactical System).
Os P-3 serão utilizados principalmente em missões de patrulha marítima, para a proteção da Zona Econômica Exclusiva, controle de fronteiras e em missões de busca e salvamento.
A primeira aeronave modernizada deverá ser entregue em meados de 2010 ,inicialmente programadas para serem entregue em 2009,porém a detecção de falhas estruturais atrazarão a entrega.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar e enviar seu comentário
Voar News Agradece pela sua participação