05/02/2010

Boeing fecha contrato para Up-Grade de AWACS franceses

Boeing fecha contrato para Up-Grade de AWACS franceses



AWACS francês - foto Boeing

As quatro aeronaves da frota deverão começar a modernização em 2012, com término planejado para 2015




A Boeing informou na última quarta-feira, 3 de fevereiro, que recebeu um contrato no valor de 364 milhões de dólares, via FMS (Foreign Military Sales) do Electronics Systems Center da Base Aérea de Hanscom (Massachusetts, EUA) para modernizar a frota de quatro aeronaves E-3F AWACS da Força Aérea Francesa (Armée de l´air), assim como sistemas de solo.

Trata-se, segundo a empresa, do maior upgrade já realizado na frota francesa de aeronaves de controle e alerta aéreo antecipado, que proporcionará melhorias na consciência situacional, com redução da carga de trabalho dos operadores graças a novos computadores de missão, permitindo que mais tempo seja ocupado no controle da arena de combate aérea.

Considerada uma modernização de meia vida na frota francesa, e baseada no padrão AWACS Block 40/45 das aeronaves da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), a modernização deverá aumentar dramaticamente o potencial dos quatro aviões para operações centradas em rede, assim como diminuir os custos do ciclo de vida e aumentar a capacidade de execução das missões, confiabilidade e efetividade.

Segundo a Boeing, a modernização inclui:

  • Display primário AWACS, que amplia a consciência situacional por meio de uma interface intuitiva e uma base de dados de mapas detalhados.
  • Upgrades no interrogador amigo / inimigo (Identification Friend or Foe), incluindo capacidades Modo 5 e Modo S
  • Quatro novos consoles de missão das aeronaves, aumentando de 10 para 14 a quantidade embarcada em cada uma.
  • Um moderno processamento computadorizado de missão, permitindo melhoria na missão AWACS pelo uso de ferramentas avançadas de gerenciamento do combate como a Automatic Air Tasking Orders, Airspace Coordination Order updates, e decisões automatizadas.
  • Melhoria nas capacidades de identificação de combate por meio de sensores integrados e datalinks.
  • Multi-Source Integration process – integração automática de dados provenientes de sensores como radar, Electronic Support Measures e Link 16, melhorando a capacidade de acompanhamento dos alvos.
  • Controle e gerenciamento digital do rádio, por meio de novos subsistemas computadorizados de missão.
  • Arquitetura aberta de sistema para permitir rápidas atualizações do software, com menos hardware.

Está programado que a Air France Industries iniciará a instalação dos sistemas em suas instalações do aeroporto de Le Bourget (próximo a Paris), em 2012, para que toda a frota complete a modernização no terceiro trimestre de 2015.

FONTE / Poder Aereo/FOTO: Boeing

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