Acidente com avião monomotor no Paraná deixa dois feridos
Um acidente com a aeronave ultralve Flyer (Ultravia) Pelican 500BR, prefixo PU-RCS, deixou duas pessoas feridas em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, no final da tarde desta terça (29).
A aeronave não conseguiu ganhar altura no momento da decolagem e acabou batendo em um muro.
O copiloto Marcos Parteca, 38 anos, foi encaminhado por uma ambulância do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) para o Hospital do Trabalhador com ferimentos leves.
Já o piloto, de 53 anos, identificado apenas como Túlio, sofreu múltiplas fraturas. Ele foi levado pelo helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF) até o Hospital Vita.
O acidente aconteceu por volta das 17h15 no aeroclube de São José dos Pinhais, localizado Rua Joroslau Sochaki, no bairro Ipê.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o ultraleve pousou no local e ficou parado por cerca de cinco minutos.
Depois partiu para a decolagem, mas não conseguiu atingir uma altura suficiente.
O vento acabou deslocando o avião de pequeno porte, que se chocou contra um dos muros do aeroclube. “Quando chegamos, encontramos a aeronave caída.
Uma das vítimas ainda estava presa no avião, mas conseguimos tirá-la rapidamente”, diz o capitão do Corpo de Bombeiros, Édson Manassés.
A pista molhada pode ter contribuído para o acidente.
A aeronave é de Guarapuava, na região central do estado, para onde seguiria voo.
Fonte: Adriano Ribeiro e Gladson Angeli (Gazeta do Povo) - Foto: Adriano Ribeiro
O QUE CONTRIBUIU COM ESSE ACIDENTE?...PISTA CURTA, VENTO TRAVÉS DE CAUDA E FALTA DE EXPERIENCIA DESSE PILOTO NAQUELE AERÓDROMO...NÃO É O PRIMEIRO ACIDENTE E NÃO SERA O ULTIMO NESSES DOIS CLUBES AERODESPORTIVOS QUE JA DEVERIAM TER SIDO INTERDITADOS PELA ANAC DEVIDO A SUA LOCALIZAÇÃO
ResponderExcluir