Eurocopter realiza voo inaugural de seu novo helicóptero EC175
Modelo foi desenvolvido em parceira com empresa chinesa e era o mais esperado do mercado civil após quatro anos do lançamento do projeto.
A Eurocopter, empresa que tem como associada no Brasil a Helicópteros do Brasil S/A – Helibras, realizou no dia 17 de dezembro (quinta-feira), em Marignane, no Sul da França, o vôo inaugural de seu mais novo produto da gama civil, o EC175.
O novo helicóptero foi desenvolvido e construído em cooperação com a China Aeronautics Industries Group Corp (AVIC), um parceiro da Eurocopter de longa data.
Nos controles estavam o piloto de teste Alain Di Bianca, assim como os engenheiros de voo, Michel Oswald e Patrick Bremont.
Representantes governamentais, parceiros industriais, clientes e funcionários da Eurocopter também participaram do evento, que celebrou a mais nova aquisição da família Eurocopter na categoria de 7 toneladas.
“É um imenso prazer ver o EC175 riscando os céus”, afirmou o CEO da Eurocopter Lutz Bertling. “Este helicóptero foi desenvolvido com uma participação muito próxima dos nossos clientes para assegurar que ele se encaixaria perfeitamente nas necessidades deles, particularmente em termos de segurança e conforto.
Este é o produto para o mercado civil que todo mundo estava esperando.
Eu gostaria de parabenizar e agradecer nossos colegas da China, todo nosso pessoal que investiu tanto tempo e esforço neste projeto e, claro, nossos parceiros na indústria.
Este esforço conjunto possibilitou que realizássemos o voo inaugural dentro dos prazos, exatamente quatro anos depois que o programa foi lançado, realmente uma verdadeira proeza”.
A nova aeronave EC175 tem uma concepção que lhe permite múltiplos papéis e pode realizar uma ampla variedade de missões civis.
Dentro da Eurocopter, ela vem atender perfeitamente uma lacuna entre as famílias do AS365 Dauphin (4/5 toneladas) e do AS332/EC225 Super Puma (9/11 toneladas).
O novo modelo se beneficia de um mix de tecnologias avançadas e provadas.
Dependendo da sua configuração, o helicóptero pode transportar até 16 passageiros. Um total de 114 modelos EC175 já foram encomendados por 14 diferentes clientes.
A certificação do EC175 pela European Aviation Safety Agency (EASA) está prevista para 2011, e as primeiras entregas estão programadas para 2012.
A Eurocopter espera vender 800 helicópteros EC175 durante os próximos 20 anos, criando perto de dois mil novos empregos diretos e indiretos.
Cooperação
O programa EC175 foi lançado em 5 de dezembro de 2005.
O helicóptero foi desenvolvido com a cooperação da indústria chinesa e ficou pronto em apenas quatro anos graças às inovadoras ferramentas de informática, que evitaram o desperdício de tempo na produção.
As equipes de trabalho, separadas por cerca de 10 mil quilômetros, trabalharam juntas sob a égide dos governos francês e chinês.
A cooperação foi exemplar, consequência de 30 anos de relacionamento consistente entre os parceiros, primeiro através do Dauphin e depois através do EC120.
Durante a fase de desenvolvimento, uma média de 50 funcionários chineses uniram-se aos colegas da Eurocopter na França para definir as características do helicóptero.
Agora está sendo a vez do pessoal da Eurocopter retribuir, e um grupo de 30 funcionários está agora estabelecido na China para auxiliar as equipes nas atividades de desenho, qualidade, produção e contratos.
Perfil da Helibras
A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros.
A empresa é associada ao Grupo Eurocopter, maior fornecedor mundial do setor, controlado pela EADS - European Aeronautic Defence and Space Company.
Com participação superior a 50% na frota brasileira de helicópteros a turbina, a Helibras está em atividade no Brasil desde 1979 e mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
Sua fábrica, que emprega mais de 300 profissionais e tem capacidade de produção de 30 aeronaves por ano, está localizada na cidade de Itajubá (MG), onde são produzidos diversos modelos que atendem aos segmentos civil, governamental e militar.
Desde sua fundação, a Helibras já entregou cerca de 500 helicópteros no Brasil, sendo 70% do modelo Esquilo. Em 2008, seu faturamento foi de US$ 112,1 milhões, 22% maior em relação ao exercício anterior. [ www.helibras.com.br]
Perfil da Eurocopter e a EADS - Fundado em 1992, o Grupo Eurocopter possui fábricas na França, Alemanha e Espanha e emprega mais de 15.600 profissionais. Em 2008 registrou receita de € 4,5 bilhões.
A Eurocopter está presente em cinco continentes por meio de 18 subsidiárias e empresas afiliadas.
Os produtos do grupo representam 30% da frota mundial de helicópteros. Mais de 10.000 aeronaves da fabricante estão atualmente em operação por cerca de 2.800 clientes em 140 países.[www.eurocopter.com]
O Grupo EADS é líder mundial nos segmentos aeroespacial, de defesa e serviços relacionados. Em 2008, faturou 43,3 bilhões de Euros e empregou cerca de 118 mil pessoas. Além da Eurocopter, o Grupo inclui a Airbus, a Airbus Military, a EADS Astrium e a divisão Defesa & Segurança.
No Brasil, além da Helibras, a EADS está presente através da EADS Brasil, da EADS Secure Networks Brasil e de escritórios de representação da Airbus Military e da Spot Image. Também é acionista da Equatorial Sistemas. [www.eads.com.br]
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar e enviar seu comentário
Voar News Agradece pela sua participação