Embraer fará recall de flap do Phenom 100 em abril
Jato leve executivo brasileiro sofrerá reinstalação de dispositivos de controle dos flaps
Autoria:Airways/Por Hercules Araujo
A Embraer planeja iniciar uma chamada das 10 unidades já entregues de sua aeronave executiva VLJ Phenom 100 em abril com o intuito corrigir a unidade de controle de flaps para corrigir problemas provocariam eventuais problemas em voo
A Federal Aviation Administration americana publicou uma diretiva complementar final proibindo operações usando os flaps “full” em pousos, excetuando em condições de precipitação de neve associados à aproximação em altas velocidades.
A Embraer reuniu-se com a Eaton Aerospace que produz o quadrante dos controles de manete depois que as entregas começaram em janeiro, disse Maurício Almeida, Vice-Presidente para programas de jatos executivos da Embraer.
Uma dupla integração entre o dispositivo de acionamento dos plaps, que tem quatro níveis pré-selecionados e sua caixa, a Embraer determinou análises nos sistemas que impropriamente detectaria que o nível dos flaps indicaria falha entre o nível que seria lido no painel e a posição real do dispositivo.
Não ocorreram problemas durante os mais de 500 ciclos no período da certificação e em testes em serviço e a Embraer determinou que os pilotos tentassem acionar os flaps de maneira máxima (full) ou seja, na posição ‘2’.
Maurício Almeida disse que espera que a certificação para o novo dispositivo esta pronta em meados de março e em seguida iniciar a “retrofitagem” da frota já produzida e entregue.
A Federal Aviation Administration americana publicou uma diretiva complementar final proibindo operações usando os flaps “full” em pousos, excetuando em condições de precipitação de neve associados à aproximação em altas velocidades.
A Embraer reuniu-se com a Eaton Aerospace que produz o quadrante dos controles de manete depois que as entregas começaram em janeiro, disse Maurício Almeida, Vice-Presidente para programas de jatos executivos da Embraer.
Uma dupla integração entre o dispositivo de acionamento dos plaps, que tem quatro níveis pré-selecionados e sua caixa, a Embraer determinou análises nos sistemas que impropriamente detectaria que o nível dos flaps indicaria falha entre o nível que seria lido no painel e a posição real do dispositivo.
Não ocorreram problemas durante os mais de 500 ciclos no período da certificação e em testes em serviço e a Embraer determinou que os pilotos tentassem acionar os flaps de maneira máxima (full) ou seja, na posição ‘2’.
Maurício Almeida disse que espera que a certificação para o novo dispositivo esta pronta em meados de março e em seguida iniciar a “retrofitagem” da frota já produzida e entregue.
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