14/11/2010

Curiosidades da Segunda Guerra - Mitsubishi A6M Zero

Mitsubishi A6M Zero

http://www.aviation-history.com/mitsubishi/a6m-7a.jpg


O mais famoso avião de todos os tempos, foi o primeiro avião a ser usado em um porta-aviões que superava qualquer outro baseado em terra, foi um choque terrível para os americanos e para os ingleses, os quais nunca haviam estudado, aparentemente, o desempenho deste soberbo caça, que já tinha mostrado seu valor na China.

Esse aparelho foi projetado pela Mitsubishi, a fim de atender diversas e severa determinações, em 1937, para a construção de um caça, com base em porta-aviões, que substituísse o A5M.

As especificações incluíam a velocidade de 500 Km/h e o armamento composto de dois canhões e duas metralhadoras. Sob a direção do chefe de equipe de projetos. Jiro Horikoshi, o novo caça tomou forma, surgindo um aparelho harmonioso e eficiente, porém leve, que possuía destacada capacidade de manobra.

Sua produção, equipando-a com motor mais potente, foi iniciada sob a sigla A6M2 e, embora tenha come no ano de 1941, 5.700 no calendário japonês, ele se tornou o popular Zero-Sen ( caça tipo 00 ), e para os seus dois milhões de inimigos, foi simplesmente o "Zero" ( embora seu codinome aliado fosse " Zeke" ).

Antes de os testes oficiais terem sido completados, duas esquadrilhas, de 15 aparelhos cada uma, foram enviadas á China, em julho de 1940, para testes sob reais condições de guerra.

Depois da batalha de Midway, os aliados, vagarosamente, obtiveram a supremacia aérea e o A6M viu-se desbancado pelo F4U Corsair e pelo F6F HellCat.

A Mitsubishi tentou rapidamente fabricar versões aperfeiçoadas e o A6M5 foi construído em quantidades bem maiores do que qualquer outro avião de combate japonês.

Os aperfeiçoamentos foram pequenos e o aparelho impulsionado pelo motor Sakae 31 não apareceu antes do final de 1944. Somente uns poucos do modelo A6M8c, com motor mais potente, foram produzidos, sendo a principal razão para troca de motor a destruição da fabrica Nakajima.

O modelo final foi a versão Kamikaze A6M7, para ataques suicidas, embora centenas de Zero, dos diversos subtipos, tivessem sido transformados para este fim.

A produção total atingiu 10.937 aparelhos, dos quais 6.217 foram construídos pela Nakajima, a qual também projetou e construiu 327 dos atraentes hidroaviões A6M2-N, de caça, com um único flutuador com codinome " Rufe " , que operavam durante toda a guerra do Pacifico.



Características Técnicas

A6M-2 A6M-3 A6M-6




Motores Nakajima NK1C Sakae 12 Nakajima Sakae 21 Nakajima sakae 31
Potência 925 cv 1.130 cv 1.210 cv
Velocidade máxima 509 km/h 541 km/h 570 km/h
Velocidade ascensional 1.370 m/min 1.370 m/min 960 m/min
Teto de serviço 10.300m 11.050m 11.500m
Raio de ação 3.110 km 1.920 km 1.920 km
Peso Vazio 1.680 kg 1.807 kg 1.778 kg
Peso Carregado 2.410 kg 2.644 kg 2.952 kg
Envergadura 12,00 m 11,00 m 11,00 m
Comprimento 09,06 m 09,06 m 09,06 m
Altura 02,92 m 02,98 m 02,98 m
Armamento
  • 2 can 20mm
  • 2 mg 7,7mm
  • 60 kg em bombas
  • 2 can 20mm
  • 2 mg 7,7mm
  • 60 kg em bombas
  • 2 can 20mm
  • 2 mg 7,7mm
  • 60 kg em bombas








Fontes:ferozhouse/Sugestão de Matéria:Cesar Magno Monteiro/Videos:MrMilitaryAviation/aerofanatico-Via :Youtube.com

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