11/11/2010

Armée de L’Air pelos céus de Natal no CRUZEX V

Armée de L’Air pelos céus de Natal no CRUZEX V


Os quatro caças Rafale B do EC 01/091 Gascogne durante voo de translado para o Brasil, entre a Base Aérea de Istres e o Dakar. (Foto: Armée de L'Air)

De 8 a 19 de novembro de 2010, a França participa da quinta edição da Cruzex (Cruzeiro do Sul), o maior exercício aéreo na América do Sul, organizado pela Força Aérea Brasileira.

Seis nações, cerca de 80 aeronaves e mais de 3.000 pessoas participam nesta operação que ocorre principalmente na base aérea de Natal, na região Nordeste do Brasil.

Os tripulantes de um KC-135FR da Força Aérea Francesa durante o voo para o Brasil. (Foto: Armée de L'Air)

Juntamente com os países participantes (Brasil, Argentina, Chile, EUA e Uruguai), a Força Aérea Francesa (Armée de L’Air) tem uma participação de cerca de 160 soldados e oito aeronaves (quatro Mirage 2000-5, vindas da Base da Força Aérea 1/02 em Dijon e quatro caças Rafale B do EC 1/13 de Saint-Dizier).

Baseado em uma operação simulada do tipo de manutenção da paz pela ONU “a Cruzex visa, em especial treinar as unidades da França em destacamentos de longas distâncias”.

As aeronaves de caça e de REVO fizeram escala em Dakar, antes de prosseguir para Natal. (Foto: Armée de L'Air)

No total, cerca de 85 toneladas de materiais foram transportados por via aérea e militares. No local, as operações de desembarque foram realizadas e coordenadas conjuntamente pelos pilotos franceses e os seus homólogos brasileiros.

As tripulações que voam a bordo de aviões de combate, entretanto, levaram suas aeronaves em voo para o Brasil, através de uma escala técnica na base aérea de Dakar (Senegal).

Duas aeronaves Boeing KC-135FR da Base Aérea Istres auxiliaram o translado das oito aeronaves de caça em direção ao hemisfério sul, no Brasil, com a sua capacidade de reabastecimento em vôo.

A França enviou para o Brasil quatro caças Mirage 2000-5 e quatro caças Rafale B para participar da Cruzex V. (Foto: Armée de L'Air)

Após a sua chegada, em Natal, no sábado, dia 6 de novembro, as tripulações dos aviões de caça Rafale foram objetos de atenção especial, principalmente da imprensa brasileira, presente em grande quantidade.

O Rafale está envolvido, de fato, pela primeira vez em um exercício realizado em solo brasileiro. Entretanto, com o aumento da atividade aérea, os pilotos franceses participaram, na segunda-feira, dia 8 de novembro, de uma série de apresentações detalhadas da operação.

Os vôos de familiarização começaram na terça-feira, dia 9, em uma área de avaliação.

A Força Aérea Francesa participa da Cruzex, exercício bianual, desde a sua primeira edição em 2002.

A França é convidada a participar como país de fronteira com o Brasil, através de uma nação com a qual partilha a sua fronteira terrestre mais longa (730 km ao longo da Guiana Francesa).


Fonte: Armée de L’Air – Cavok/video:franckidou-via:Youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação