21/07/2013

SEGURANÇA DE VOO - Eurocopter divulga vídeos com ações preventivas, de precaução e com a solução definitiva para EC-225


Problema do eixo do EC225: Eurocopter divulga vídeos com ações preventivas, de precaução e com a solução definitiva 

[foto:blog.opovo.com.br]

 A Eurocopter divulgou na última sexta-feira, 19 de julho, vídeos sob a categoria “EC225 Knowledge Center” (centro de conhecimento do EC225), informando sobre ações preventivas e de precaução relativas a esse modelo de helicóptero, decorrentes de problemas técnicos que levaram a dois pousos controlados de aeronaves no Mar do Norte, em 2012. 


Dois vídeos sobre essas ações foram divulgados no canal do youtube da Eurocopter, porém outros, tratando tanto da raiz dos problemas quanto da solução definitiva, estão no site da empresa. 

 A Eurocopter informou que considera esses problemas técnicos, relacionados ao sistema de transmissão, completamente compreendidos. Segundo a empresa, medidas de segurança foram aprovadas pela EASA (European Aviation Safety Agency – agência europeia de segurança de aviação), e a Eurocopter espera que as restrições operacionais impostas por autoridades nacionais de aviação sejam levantadas em breve. 

 A empresa informou que o fenômeno excepcional de corrosão (“corrosão ativa”) resulta de uma combinação de escavação corrosiva da engrenagem com um ambiente específico: Presença de uma “pasta” dentro do eixo na área soldada, prendendo a umidade no seu interior; A pasta é uma mistura de resíduos produzidos pelo desgaste normal da engrenagem, óleo e água; As medidas preventivas têm como objetivo reduzir significativamente a possibilidade de uma rachadura se iniciar, já que reduzem diretamente um de três fatores necessários na raiz do problema (corrosão ativa). 

Quanto às medidas de precaução, a Eurocopter informou ter definido duas: Detecção antecipada de uma rachadura potencial, utilizando inspeção ultrassônica não-destrutiva; Além da análise normal no solo, monitoramento permanente da condição do eixo graças ao monitoramento de dados de vibração em voo MOD45.

 Segundo a empresa, essas medidas garantirão que, no caso de uma rachadura se apresentar, sua detecção seja feita antes da decolagem ou com tempo de alerta antecipado suficiente para permitir que os pilotos voltem à base.


[vídeo:EC225 Knowledge Center: Preventative Measures/Publicado em 19/07/2013 - por:EurocopterEADS - via:Youtube.com]


 Solução definitiva (“Final Fix”) a partir de 2014.

 Quanto à solução definitiva, a Eurocopter vai introduzir um novo projeto de eixo para solucionar todos os fatores contribuintes e ampliar significativamente as margens de resistência. 

Esse novo desenho permitirá remover todas as restrições de manutenção resultantes da implementação das medidas de segurança. 



[vídeo:EC225 Knowledge Center: Precautionary Measures/Publicado em 19/07/2013 - por:EurocopterEADS - via:Youtube.com]


 O novo projeto terá: Uma superfície mais lisa no eixo, para evitar qualquer retenção de umidade; Uma lubrificação aprimorada do lado interno das engrenagens do eixo, por meio de dois furos adicionais no eixo; Um acabamento de superfície diferente (melhor aspereza) e projeto para prevenir a corrosão; Resistência e grossura aprimorada para eliminar fatores de estresse e “hot spots” (áreas sujeitas a maior estresse). 

Novo design de eixo EC225 - cena vídeo Eurocopter
[foto:Eurocopter EADS]

O novo projeto permitirá, entre outras coisas, a remoção das medidas preventivas e de precaução implementadas hoje. O eixo redesenhado deverá ser certificado em 2014, com produção iniciando em paralelo ao processo de certificação. 

 A disponibilidade das primeiras partes reprojetadas é estimada para o segundo semestre de 2014, sendo que todos os aviões novos de fábrica receberão os novos eixos.

Fonte:Eurocopter - via:Poder Aéreo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação