18/07/2013

FX2 - Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) convida Celso Amorim para falar sobre o F-X2


CREDN convida Celso Amorim para falar sobre o F-X2 


 A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados convidou o ministro da Defesa, Celso Amorim, para falar sobre o Projeto F-X2, concorrência que visa selecionar um novo modelo de avião de combate de primeira linha para reequipar os esquadrões da Força Aérea Brasileira (FAB). 


 O presidente da CREDN, Deputado Nelson Pellegrino, justificou o convite em face da demora na complexa negociação envolvendo a compra desses aviões, fator que poderá gerar prejuízos à capacidade de Defesa do espaço aéreo brasileiro.

 Um dos pontos a serem cobrados durante o pronunciamento de Amorim diante da Comissão, agendado para agosto próximo, será o atual status do cronograma de negociações. Durante sua participação na reunião, Amorim deverá abordar também a situação dos 12 caças Mirage 2000 em atividade no Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1ºGDA), sediado em Anápolis, Goiás.

 O contrato de manutenção dessas aeronaves deverá expirar no final de 2013, ocasionando a desativação gradual das mesmas. 

 Segundo nota da Assessoria de Comunicação do CREDN, “renovar a frota é uma necessidade para responder aos novos desafios da Defesa, combater o narcotráfico e o terrorismo, proteger todo o espaço aéreo e áreas sensíveis como o pré-sal, a Amazônia e a extensa faixa de fronteira do país”. 

 O F-X2, avaliado em cerca de US$ 7 bilhões, segundo estimativa da CREDN, prevê a compra de 36 caças. Para Pellegrino, selecionado o vencedor entre o Rafale, Gripen ou F-18 Super Hornet, o contrato a ser assinado deverá priorizar o acesso à tecnologia embarcada das aeronaves e a formalização de eventuais parcerias com a indústria aeronáutica nacional, permitindo agregar conhecimento e oportunidades de negócio.



 Fonte: Tecnologia & Defesa - via:Plano Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação