07/07/2013

CIÊNCIA & TECNOLOGIAS - Avião movido a energia solar termina travessia nos Estados Unidos

Avião movido a energia solar termina travessia nos Estados Unidos 


[foto:launch.co]

Aeronave cruzou o país sem levar nenhum combustível. 
Impulso Solar aterrissou na noite de sábado (6) em Nova York. 
[vídeo:Solar Impulse- Solar powered plane set to fly across US (mirrored) -publicado por:RefriedBeanDip /via:Youtube.com]

 Um avião totalmente movido a energia solar aterrissou em Nova York na noite de sábado (6), completando a etapa final de uma jornada épica através dos Estados Unidos, que começou há mais de dois meses. 

O aparelho, chamado de Impulso Solar, desembarcou no Aeroporto John F. Kennedy às 23h09 (hora local), disseram os organizadores.


[foto:www.bbc.co.uk]
O avião experimental saiu do Aeroporto Internacional Dulles, perto de Washington. 

 A aeronave de formato espigado tinha previsão para pousar na madrugada de domingo, mas a equipe do projeto decidiu encurtar o vôo após um pequeno incidente na parte inferior da asa esquerda. 

A condição da aeronave foi declarada suficientemente estável ​​para continuar, e piloto Andre Borschberg não estava em perigo, disseram os organizadores. 

O Solar Impulse é o primeiro avião movido a energia solar capaz de funcionar dia e noite para voar através dos Estados Unidos. 

Com a envergadura de um Jumbo e o peso de um carro pequeno, a aeronave fez a primeira etapa da viagem de San Francisco para Phoenix no início de maio e voou esse mês de Phoenix para Dallas. 

O projeto teve início em 2003, com orçamento de 90 milhões de euros ( US$ 112 milhões) para um período de dez anos e envolveu engenheiros da Schindler, a fábrica suíça de elevadores, e ajuda para pesquisa do grupo químico belga Solvay - patrocinadores que querem testar novos materiais e tecnologias e ao mesmo tempo obter reconhecimento para sua marca.


[vídeo:Solar Impulse Across America 2013 / publicado por:SolarImpulseChannel/via:Youtube.com]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação