08/08/2012

HÍBRIDO LEMV IRÁ OPERAR ESTE ANO NO AFEGANISTÃO


HÍBRIDO  LEMV  IRÁ OPERAR ESTE ANO NO AFEGANISTÃO

O protótipo do LEMV da Hybrid Air Vehicle voa em 2010 (Foto: The Telegraph)


 Estreia até o final deste ano no Afeganistão um novo veículo aéreo não tripulado que deverá promover uma série de avanços para os interesses dos Estados Unidos, tanto estratégicos - pois é também um mecanismo de vigilância e captação de informação – quanto de transporte de cargas, ajuda em resgates e outras ações. 

Batizada LEMV (sigla para o nome completo em inglês Long-Endurance Multi-Intelligence Vehicle, ou “Veículo Multi-Inteligente de Longa Resistência), esta espécie de cruzamento entre um zepelim e um avião vem sendo desenvolvida desde a década passada pela empresa inglesa Hybrid Air Vehicle, fundada pelo cientista Roger Munk (1947-2010), autoridade em pesquisa de novas tecnologias aéreas. 


 Projeto de mais de meio bilhão de dólares 

HAV-LEMV
  O novo projeto, que envolve a construção de três LEMV ao longo do próximo triênio, será implementado pelas Forças Armadas americanas graças a contrato 517 milhões de dólares (1,12 bilhão de reais) obtido pela Northrop Grumman. Parceira da HAV, a empresa trabalha há décadas para o Pentágono, o departamento de Defesa dos Estados Unidos. 

 Ao voarem utilizando tanto a aerostática – estudo do equilíbrio entre gases e corpos sólidos, quando sob influência somente de forças gravitacionais – quanto a aerodinâmica – estudo da interação dos corpos com o ar -, os LEMV serão uma alternativa ao mesmo tempo econômica e versátil. 



Combinam a chamada tecnologia LTA (Lighter Than Air, ou “Mais Leve que o Ar”), comum em balões dirigíveis, ao emprego de gás hélio e à tecnologia de força vetorial, que permite decolagens e aterrissagens verticais, muito mais práticas e adequadas para operações de emergência.

 Decolagem e aterrissagem verticais e economia em combustível Além disso, o novo veículo aéreo, de 90 metros de comprimento, necessita de pouquíssima infraestrutura para levantar voo ou pousar, podendo fazê-los em espaços limitados e em bases como água, neve e pântanos. 

 Apto a voar ininterruptamente a até 185 quilômetros por hora, 6 mil metros de altitude e, sobretudo, por até 21 dias – sob comando de software desenvolvido pela empresa inglesa Blue Bear -, o LEMV deverá ser considerado o veículo aéreo não tripulado de maior resistência entre todos existentes.

 O primeiro deles, produzido em Cardington, sudeste da Inglaterra, já foi enviado para montagem e testes finais nos EUA. 

 De acordo com a HAV, a vantagem econômica – e ecológica – dos LEMV reside no fato de suas quatro turbinas propulsoras, movidas a diesel, utilizam 25% do combustível, por exemplo, necessário em um avião de carga com a mesma capacidade, de 20 toneladas de carga. 

 Esta característica, somada à versatilidade proporcionada pelo pouso e a decolagem vertical, dão ao veículo um grande potencial para ser usado como meio de transporte de cargas por países com menos infraestrutura. 

No âmbito militar, já fala-se em uma “nova era dourada” dos dispositivos aparentados com os antigos dirigíveis, inventados no final do século XIX.

Outro projeto que esta andando a passos largos pe o Híbrido da Lockheed Martin P-791 que se parece muito com o projeto da Northrop Grumman, Parceira da HAV. O P-791 tem capacidade de permanecer durante três semanas  a  20.000 Ft(pés)





Fonte:Veja online-por : Ricardo Setti/fotos Veja/Vídeos:LockheedMartinVideos;t43562-Via :Youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação