04/11/2010

Passageiros do Airbus A380 da Qantas relatam explosão e chamas em uma asa

Passageiros do Airbus A380 da Qantas relatam explosão e chamas em uma asa

Airbus A380 da empresa australiana Qantas em Cingapura, após sofrer mais grave acidente em 3 anos de voos

DA FRANCE PRESSE

Os passageiros a bordo do avião Airbus A380 da empresa australiana Qantas que teve de fazer um pouso de emergência em Cingapura nesta quinta-feira afirmaram ter ouvido uma grande explosão e visto chamas numa das asas do aparelho pouco depois da decolagem.

A companhia aérea indicou que o incidente não causou feridos entre os 433 passageiros e 26 membros da tripulação que viajavam no voo QF34.

"Ouvimos um barulho de explosão. Olhei pela janela e vi algumas chamas", declarou à agência France Presse, por telefone, o passageiro Ulf Waschbusch. "Alguma coisa se rompeu na asa esquerda, era uma pequena ruptura", acrescentou.

"O avião voou em círculos durante mais de uma hora para poder esvaziar o combustível. A bordo, todo mundo estava curiosamente calmo. Ninguém se assustou. A tripulação nos ajudou muito. Eu me senti em boas mãos."

Os primeiros passageiros do voo QF34 desembarcaram no terminal 1 do aeroporto de Changi cinco horas depois do pouso, e foram imediatamente levados de ônibus pelas forças de segurança.

"Foi uma experiência angustiante!", gritou um dos passageiros para os jornalistas enquanto era levado para o ônibus. Tyler Wooster, de 16 anos, declarou ao canal australiano ABC que ele estava sentado perto de uma das asas do avião e que também ouviu uma explosão.

"De repente, ouvi uma grande explosão, como um grande disparo, um disparo muito forte. Não podia ver o que acontecia na turbina, debaixo da asa, mas vi que havia um grande buraco", acrescentou.

Bombeiros tentam resfriar turbina do Airbus A380 da Qanta que apresentou falha; 459 pessoas estavam a bordo do avião
Bombeiros tentam resfriar turbina do Airbus A380 da Qanta que apresentou falha; 459 pessoas estavam a bordo do avião

"Dez a quinze minutos depois da decolagem, ouvimos uma forte explosão, seguida por outra explosão e algo pareceu descolar-se da parte traseira da turbina", contou, por sua vez, Larry Heragy.

"O comandante veio falar conosco e disse que iria verificar o que estava acontecendo. Aterrissamos sem dificuldades", contou ainda. "Os membros da tripulação não paravam de falar com os passageiros para nos tranquilizar. Eles cuidaram muito bem de tudo."

"Todo mundo estava calmo. Todos estavam cuidando de todos. As mulheres que viajavam com crianças ficaram cuidando delas. Houve até algumas brincadeiras", contou Larry Heragy.

Christopher Lee, outro passageiro, disse ainda que o pouso foi feito com muita suavidade. "Viajo muito de avião, e esta aterrissagem foi uma das mais suaves de que me recordo", concluiu.

MAIS GRAVE INCIDENTE

O incidente foi o mais grave envolvendo o Airbus A380, o maior avião comercial do mundo, em três anos de atividade e levou a empresa aérea australiana Qantas a suspender os voos de toda a sua frota do modelo.

Uma das quatro turbinas do Airbus A380 apresentou falhas alguns minutos depois de decolar de Cingapura com destino a Sydney (Austrália). Segundo a empresa, nenhum dos 433 passageiros e 26 tripulantes do voo QF34, que havia iniciado em Londres, ficou ferido.

A Qantas, que opera seis A380, anunciou que toda a sua frota do modelo teve seus voos suspensos vai passar por minuciosa investigação. Três A380 tinham voos previstos para hoje --um partindo de Sydney e dois de Los Angeles--, que foram cancelados.

"Vamos suspender todas as decolagens do modelo até termos certeza de que temos informações suficientes [sobre o incidente]", afirmou o diretor-executivo da empresa aérea, Alan Joyce, em Sydney.

Segundo Joyce, a aeronave é capaz de voar com apenas duas turbinas em funcionamento. "Foi uma falha de dimensão significativa. Nós não a estamos subestimando", afirmou.

As investigações estão sendo conduzidas pela agência australiana de segurança de transporte aéreo. Os passageiros devem passar a noite em Cingapura e completar a viagem até Sydney nesta sexta-feira (5) pela manhã, em uma nova aeronave.


Airbus A380, da empresa franco-alemã, aterrissa pela primeira vez no Brasil, no aeroporto de Cumbica, em 2007
Airbus A380, da empresa franco-alemã, aterrissa pela primeira vez no Brasil, no aeroporto de Cumbica, em 2007
HISTÓRICO

Até hoje, não havia registro de nenhum incidente significativo envolvendo o Airbus A380 desde o seu lançamento, em 2005, em meio a grande celebração sobre aquele que é considerado o maior, menos poluente e mais silencioso avião do mundo.

O avião que sofreu o incidente foi construído há dois anos.

Ao contrário da Qantas, as empresas aéreas Singapore Airlines, Emirates, Air France e Lufthansa, que também operam o modelo, disseram que não pretendem cancelar as atividades de suas frotas.

Há atualmente 37 aviões do tipo voando no mundo, e mais de 200 encomendados à empresa franco-alemã --que tem enfrentado atrasos nas entregas.

No começo deste ano, um A380 da Qantas havia estourado dois pneus ao aterrissar em Sydney. E em setembro do ano passado uma aeronave teve de dar meia-volta após decolar de Paris. Mas nenhum dos incidentes teve a gravidade do ocorrido nesta quinta-feira.

A Qantas nunca teve um acidente fatal. Em 2008, uma explosão abriu um buraco em um 747-400 da empresa australiana, mas a aeronave conseguiu pousar.



fonte:Folha online/fotos:Luiz Carlos Murauskas/Folhapress-Wong Maye-E/AP/


Vivek Prakash/Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação