19/11/2010

Alemanha diz que detonador encontrado em avião era 'teste de segurança'

Alemanha diz que detonador encontrado em avião era 'teste de segurança'

Ministro Thomas de Maiziere disse que detonador era imitação para testes

Autoridades da Alemanha afirmaram nesta sexta-feira que o detonador encontrado em um avião que iria de Windhoek, na Namíbia, para o país europeu era um dispositivo falso para testar a segurança nos aeroportos.

Especialistas que examinaram a mala com o detonador não encontraram explosivos e determinaram que a imitação funcionava como um teste.

O detonador falso estava conectado a um relógio.

A mala foi encontrada no aeroporto de Windhoek, pouco antes de ser despachada para um voo que iria a Munique, na Alemanha. Em seguida, uma inspeção com raio-x revelou baterias conectadas por fios a um "detonador" e a um relógio.

A notícia provocou preocupação em países europeus e quase 300 passageiros tiveram que deixar o voo para serem novamente revistados pela equipe de segurança do aeroporto.

O voo atrasou seis horas.

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira, o ministro alemão do Interior, Thomas de Maiziere, disse que a mala com o detonador falso foi feita por uma empresa americana, que produz alarmes e sistemas de detecção.

O ministro não disse quem planejou o teste de segurança, mas declarou que agentes alemães seguem investigando o caso.

Questionado se o teste de segurança poderia ter sido plantado por agentes da própria Alemanha, Maiziere disse que era “improvável, mas parte da investigação”.

“O mais importante é que não havia explosivos na mala e que não havia nenhum perigo aos passageiros”, agregou o ministro.

‘Severo’

O correspondente da BBC em Berlim, Steve Evans, diz que as declarações de Maiziere levantaram diversas questões.

Entre elas, a de quem seria o responsável pelo artefato e porque sua presença não foi comunicada às autoridades.

A polícia da Namíbia disse que dará tratamento “severo” aos envolvidos no episódio e afirmou que os governos do país, dos EUA e da Alemanha não tinham conhecimento prévio da mala.

“Queremos que as pessoas de más intenções saibam que não deixaremos que a Namíbia seja usada como local de testes por ninguém”, declarou o inspetor-geral da força, Sebastian Haitota Ndeitunga.

O incidente no aeroporto namibiano ocorreu poucas horas depois de a Alemanha ter elevado seu alerta de ameaças terroristas, alegando ter recebido informações de um país não especificado advertindo para um possível ataque no fim de novembro.

Fonte:BBC Brasil/foto:REUTERS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação