20/11/2010

Curiosidades da Segunda Guerra

O único porta-aviões alemão da Segunda Grande Guerra foi encontrado em águas territoriais polacas

O porta-aviões Graf Zeppelin foi encontrado pela Marinha Polaca, no Mar Báltico.


Os historiadores esperam que a descoberta permita esclarecer um dos pontos mais misteriosos da Grande Guerra.

O navio foi encontrado no dia 12 de Julho aquando dos trabalhos de prospecção da empresa polaca Petrobaltic que decorriam a cerca de 80 metros de profunidade, a cerca de 60 da cidade polaca de Gdansk.

Recorrendo a um robot subaquático, a marinha polaca investigou o navio, identificando-o como o único porta-aviões alemão.

O Graf Zepelin foi lançado à água em 8 de Dezembro de 1938, em Kiel, numa cerimónia onde participou o próprio Adolf Hitler.

Os seus 262 metros de comprimento e 36 metros de largura faziam do Graf Zepelin um navio impressionante e um dos maiores porta-aviões da sua época, sendo capaz de transportar 42 aviões de combate.

Vítima da artilharia russa, o navio seria capturado pelo Exército Vermelho em Abril de 1945.

Supõe-se que os soviéticos afundaram o navio, embora não existam certezas…

O que ganharia a URSS em afundar o seu único porta-aviões? Seria uma acção da resistência nazi dos Werwolf? Dos Serviços Secretos Aliados? São estas as perguntas que esta descoberta pode vir a esclarecer…

A construção do Graf Zepelin começou em 1935, mas nunca chegou realmente a terminar… Em 1945, o navio estava apenas 85% concluído e não se conhece uma única acção militar do navio… Hitler era um céptico deste tipo de navios, e provavelmente tinha razão… Pelo menos quanto ao seu uso no cenário europeu…

Uma parte do mistério que rodeia o destino deste navio reside nos termos da Comissão Tripartida dos países aliados, segundo a qual, um navio de categoria C (danificado) deveria ter sido destruído ou afundado o mais tardar até 15 de agosto de 1946.

Mas agindo à revelia desse acordo, os soviéticos decidiram consertá-lo… Em março de 1946, o navio estava novamente navegável, sendo a última fotografia conhecida de 7 de abril de 1947, deixando a cidade alemã ocupada de Swinoujscie carregado com vários contentores, com aquilo que supõe que seriam exemplos de armas secretas e componentes industriais, subtraídos à Alemanha.

A abertura de arquivos soviéticos permitiu saber que o navio foi rebocado até Leningrado, descarregado e aqui designado de PO-101.

Aqui devia ser reparado e posto novamente a navegar autónomamente, mas a escala das reparações era demasiado grande e o projecto foi abandonado.

Em 1947, a carcaça foi usada como alvo de treino da aviação soviética.

Depois de atingido por 24 bombas soviéticas, o Graf Zepelin continuava a flutuar, o que demonstrava a solidez da sua construção… Finalmente, depois de ter sido alvo de vários torpedos o porta-aviões afundou-se numa localização desconhecida… Até hoje.


Fonte: www.dw-world.de/Videos Youtube.com/sugestão de Matéria:Cesar Magno Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação