ANAC se reúne com empresas para evitar apagão aéreo
RIO - Com temor de que o excesso de demanda no fim de ano volte a trazer caos aos aeroportos de todo o país, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e as companhias aéreas informaram que vão botar em prática um esquema que prevê, entre outras medidas, a suspensão do overbooking durante o mês de dezembro.
Entre as medidas anunciadas ainda nesta segunda-feira estão a contratação de 120 fiscais do órgão regulador nos principais aeroportos do país. Atualmente não existem.
As empresas aéreas também serão obrigadas a manter aeronaves reservas (o número varia de acordo com companhia) e terão que contratar temporários.
A Infraero, estatal que administra aeroportos, terá que apresentar um plano de contingência para os 67 aeroportos em que atua.
A estatal será obrigada a comprar 54 ônibus, 29 ambulâncias e 13 mil carrinhos de bagagem.
Ao todo, terá que abrir 929 postos para funcionários temporários. Já o Decea vai ter de aumentar em 14% número de controladores de voo.
Os 2400 funcionários da Anac também serão proibidos de tirar férias entre 15 e 31 e dezembro. A agência informou que fará uma cartilha informativa para passageiros.
-Esperamos 14 milhões de passageiros nesse fim de ano, sendo que 8 milhões a partir de dezembro. Esta reunião é de rotina, antecipamos para chegar em dezembro com tudo pronto.
A aviação civil no Brasil é uma das que mais crescem no mundo - afirmou a diretora-presidente da agência, Solange Vieira.
Greve
De acordo com as empresas aéreas, as negociações entre os sindicatos de trabalhadores e das companhias aéreas estão em andamento.
Em relação a manifestações de funcionários nos aeroportos, empresas como TAM, Gol e Azul disseram estar confiantes e não ver sentido em manifestações no atual momento.
Fonte:G1.com/O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar e enviar seu comentário
Voar News Agradece pela sua participação