China faz alerta antes de exercícios EUA-Coreia do Sul
SEUL (Reuters) - A China fez um alerta nesta sexta-feira contra atos militares perto de sua costa, antes do início de exercícios navais dos EUA e Coreia do Sul.
Já a Coreia do Norte, que há três dias atacou uma ilha sul-coreana, afirmou que as manobras militares criam o risco de empurrar a região para uma guerra.
O aviso do governo chinês foi dado enquanto o governo sul-coreano nomeava um militar de carreira para ser o novo ministro da Defesa, em meio a críticas crescentes à resposta dada ao ataque da Coreia do Norte -- o bombardeio mais pesado desde a Guerra da Coreia (1950-53).
Uma chuva de disparos de artilharia da Coreia do Norte caiu sobre a pequena ilha sul-coreana de Yeonpyeong na terça-feira, matando quatro pessoas e destruindo dezenas de casas.
"A situação na península coreana está chegando pouco a pouco mais perto de uma guerra por causa do plano insensato de elementos provocadores de realizar exercícios de guerra que têm como alvo o Norte", disse a agência de notícias oficial norte-coreana KCNA.
O discurso agressivo é típico da mídia estatal norte-coreana, mas a elevação da tensão provocou uma queda de até 2,2 por cento no valor do won.
A bolsa de valores fechou em baixa de 1,3 por cento.
Os Estados Unidos estão enviando ao Mar Amarelo um grupo de navios liderado pelo porta-aviões nuclear USS George Washington para realizar exercícios militares com a Coreia do Sul, começando no domingo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar e enviar seu comentário
Voar News Agradece pela sua participação