CINGAPURA, 4 Nov 2010 (AFP) -O Airbus A380 é a maior aeronave de passageiros a operar linhas comerciais na história da aviação civil. Nesta quinta-feira, um dos exemplares deste avião adquiridos pela companhia australiana Qantas precisou fazer uma aterrissagem de emergência em Cingapura devido a uma avaria em um dos motores.
O Airbus A380-842, prefixo VH-OQA, da empresa australiana Qantas, registrou uma avaria no espaço aéreo da Indonésia logo após a decolagem e teve que realizar um pouso de emergência em Cingapura nesta quinta-feira (4) pela manhã (horário local, madrugada no Brasil), informou o ministério do Exterior da Austrália.
O avião, com 443 passageiros e 26 tripulantes, teve um problema técnico ao sobrevoar a ilha de Batam, confirmaram autoridades da Indonésia.
O motor nº2 (Trent 970, interior esquerdo) emitiu um forte estrondo e parte de sua cobertura se desprendeu.
Segundo a agência de notícias France Presse (AFP), fumaça saiu da parte inferior da aeronave pouco depois do pouso emergencial.
O avião foi cercado por seis caminhões do Corpo de Bombeiros, que usaram um produto químico para resfriar uma turbina.
O governo australiano informou que nenhum passageiro ou integrante da tripulação se feriu durante a manobra emergencial.
“O avião aterrissou sem incidentes no Aeroporto Changi, e nenhum passageiro nem tripulante ficou ferido”, afirmou um comunicado do Ministério de Relações Exteriores.
De acordo com a imprensa indonésia, uma pequena explosão chegou a jogar fragmentos do avião no espaço aéreo da Indonésia.
Pouco depois, o avião começou a despejar combustível para fazer a aterrissagem forçada, informou Tatang Kurnia, chefe do Conselho de Segurança de Transporte da Indonésia.
A aeronave iria realizar o voo QF-32 de Cingapura para Sydney, na Australia.
Seis minutos após a decolagem ocorreu o acidente. O avião despejou parte de seu combustível antes de realizar o pouso de emergência duas horas após a partida.
O A380 tem o dobro da capacidade de uma aeronave tradicional, podendo transportar 525 passageiros em configuração de três classes e até 853 em modo charter.
O Boeing 747-400, seu grande concorrente, que detinha o recorde anterior de capacidade, pode acomodar 416 passageiros.
No final de 2005, a Boeing lançou uma versão ampliada de seu avião, o 747-8, com 450 assentos, o que mesmo assim não alcança as proporções do gigante da Airbus.
Em números, o A380 permite transportar 35% mais passageiros que o B747, com 50% a mais de superfície, mas a custos menores.
O A380 tem longitude de 80 metros (70,6 m para o B747-400), altura de 24 metros e autonomia de até 15.200 km.
Ao todo, 40% da estrutura e das peças da aeronave foram fabricadas com compostos de fibras de carbono e novos materiais metálicos.
A parte superior da fuselagem é feita de um novo material batizado de Glare, uma mescla de alumínio e fibras de cristal impregnadas em resina, que é 10% menos pesado que o alumínio tradicional, mas muito mais resistente.
O A380 pode ser equipado com motores do tipo Trent 900 da britânica Rolls-Royce ou com o GP 7200 da Engine Alliance, aliança da General Electric e da Pratt and Whitney.
O primeiro avião vendido, propriedade da companhia Singapore Airlines, começou a ser usado em 25 de outubro de 2007. Atualmente, estão em serviço 37 A380
Em junho, a Airbus anunciou que tinha 234 pedidos de 17 clientes. Noventa jatos foram encomendados só pela Emirates Airlines.
A Qantas é a segundo cliente mais importante, com 20 pedidos. Já são seis em atividade.
Fonte:G1.com/France Presse/video:Youtube.com
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