25/01/2014

SEGURANÇA DE VOO - Revoltados com atraso, passageiros forçam portas de emergência e "protestam" em asa de avião


 Revoltados com atraso, passageiros forçam portas de emergência e "protestam" em asa de avião 




 O tumulto começou após atrasos causados pelo temporal de São Paulo. Atitude fere normas de segurança; PF chegou só após desembarque. 


 Dizendo-se revoltados com o atraso de mais de duas horas no desembarque de um avião da companhia aérea Gol, passageiros forçaram as portas de emergência da aeronave, jogaram os objetos na pista e subiram em uma das asas do aparelho, como forma de "protestar". 

 O caso aconteceu por volta das 20h desta sexta-feira (24), no aeroporto internacional do Galeão, no Rio. 

 Segundo relatou  o empresário Marcelo Minikoviski, que estava no avião, o voo 1371, que ia de Cuiabá (MT) para São Paulo, foi impedido de pousar no aeroporto de Congonhas, na capital paulista, que ficou fechado por meia hora por causa do temporal que atingiu a cidade nesta tarde. 

 Após sobrevoar São Paulo por 15 minutos, o voo foi autorizado a pousar no Rio de Janeiro. A atitude fere as normas de segurança de voo.

 Quando a Polícia Federal chegou, no entanto, todos já haviam desembarcado. No entanto, de acordo com o empresário, quando o avião estacionou na pista do aeroporto internacional do Galeão, os passageiros foram impedidos de desembarcar na capital fluminense e foram retidos dentro da aeronave, porque a companhia não teria disponibilizado escada e ônibus de transporte para os clientes. Segundo o empresário, outra passageira ameaça chamar a Polícia Federal e denunciar a companhia por cárcere privado. 

 Gol fala em violação de normas de segurança Por telefone, a assessoria de imprensa da Gol confirmou o episódio e disse que os passageiros "violaram as normas básicas de segurança" da aviação brasileira. 

Ainda de acordo com a representante da Gol, não foram verificados danos nas portas de emergência, que puderam ser recolocadas na aeronave. Sobre o atraso do voo, a empresa afirma em nota ainda que precisou aguardar até às 21h56 a autorização para decolagem com destino a Congonhas. Segundo a Infraero, o avião decolou às 22h22. 

 A Gol atribui o problema com o voo 1371 aos transtornos causados pela chuva em São Paulo. 

 Segundo a companhia, outros voos também foram desviados para o Rio de Janeiro e isso teria causado imprevistos no sistema de operações de embarque e desembarque do Galeão. Segundo comunicado divulgado à imprensa, a Gol informou que "no Aeroporto do Galeão (RJ) o voo G3 1371 (Cuiabá / MT - Congonhas / SP), que pousou às 17h50 com 80 passageiros, foi direcionado pelo controle do aeroporto para o pátio do Terminal de Cargas devido falta de espaço nos pátios dos terminais 1 e 2, onde, junto com aeronaves de outras companhias aéreas, precisou aguardar até às 21h56 a autorização para decolagem com destino ao Aeroporto de Congonhas (SP)." "A Gol esclarece que este local é distante e possui acesso limitado aos serviços de atendimento em solo de responsabilidade da Companhia (escadas) e da Infraero (transporte), o que impossibilitou as atividades de desembarque.

 Alguns passageiros acionaram a porta de emergência e invadiram a asa da aeronave, atitude que infringe as normas de segurança e um ilícito passível de punição", diz a nota. 

 Fonte:UOL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação