07/01/14

AVIAÇÃO & DEFESA - Líbano já está preparando nova Base Aérea para receber os A-29 Super Tucano


 Líbano já está preparando nova Base Aérea para receber os A-29 Super Tucano 



 A Força Aérea do Líbano (FAL) está adaptando e modernizando a estrutura existente na Base Aérea de Hamate para receber futuramente os aviões de ataque leve Embraer A-29 Super Tucano. 



O Líbano têm mantido conversações com os EUA visando o recebimento de seis a 12 A-29B Super Tucano.

 Ainda não há confirmação das negociações. As aeronaves seriam adquiridas pela United States Air Force (USAF, Força Aérea norte-americana) através do programa Light Air Support (LAS), que já encomendou 20 exemplares com a Embraer para serem operados pela Força Aérea do Afeganistão.

[foto:revista ASAS online]
 O Líbano deve ser o segundo país contemplado pelo LAS e as aeronaves devem ser montadas nos EUA pela Sierra Nevada Corp., parceira da Embraer no programa. 

A expectativa é que algum anúncio seja feito ainda em 2014 com as entregas previstas para 2015. A decisão em sediar as aeronaves em Hamate é, na verdade, uma exigência direta dos EUA pelo fato de a base ficar localizada numa região cristã, longe da fronteira com a Síria e Israel e por ser mais segura. Além disso, Hamate está situada 45km ao norte de Beirute, possui uma pista de 1.700m x 30m e a partir dali os aviões podem chegar a qualquer parte do território em poucos minutos.

 A construção da base remonta do ano de 1976 e as primeiras estruturas foram erguidas pelo Partido Falange, sendo batizada de Pierre Gemayel (fundador do partido cristão). Gemayel foi pai dos presidentes libaneses Bachir Gemayel (assassinado em 14 de setembro de 1982 no auge da Guerra Civil que perdurou de 1975 a 1990) e Amine, que sucedeu o irmão Bachir em 23 de setembro de 1982 após eleições organizadas naquele país. 

 A base jamais entrou em operação e foi ocupada pelos sírios que a utilizaram como quartel militar (não como base aérea) até 2005, quando passou definitivamente para o exército Libanês. Em 2010 Hamate foi inaugurada e passou a sediar o 9º Esquadrão da FAL que opera sete helicópteros de transporte e ataque IAR-330 Puma. 


 Fonte:Revista ASAS online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação

Loading...