26/12/2013

FX2 - Brasil poderá ser base de produção e venda de futuros Gripens para América do Sul e África


Brasil poderá ser base de produção e venda de futuros Gripens para América do Sul e África 



 O governo sueco está trabalhando numa estratégia conjunta com a SAAB para estender uma oferta do Gripen E ao Brasil.

 Nesta oferta o Brasil iria se tornar a base de produção primária para vendas futuras do Gripen E para a América do Sul e África, através de uma parceria de desenvolvimento e participação nos lucros (joint venture com a Embraer). 

 O primeiro-ministro da Suécia, Fredrik Reinfeldt, pretende convocar uma reunião interdepartamental, em janeiro, entre ministros relacionados com a venda do Gripen E para o Brasil. 

O Ministério do Comércio (Ministry of Trade – MOT) já está trabalhando em uma proposta que ligaria investimentos industriais de grande porte por alguns dos maiores sistemas de tecnologia empresas de manufatura da Suécia para o contrato de venda . 

A proposta deve incluir as empresas do setor não - defesa.

 O governo sueco já confirmou que parte dos 36 caças Gripen E serão fabricados no Brasil em uma nova fábrica em São Paulo.

 Esta nova instalação deverá produzir o Gripen E ou o Gripen F (biplace) em apoio a todas as vendas futuras para outros países sul-americanos e africanos. “O Brasil tem excelentes relações com seus vizinhos na América do Sul e com outros países em desenvolvimento. Isso é algo que queremos explorar . Vemos isso como apenas o início do que promete ser uma cooperação industrial muito frutífera entre a Suécia e o Brasil”, disse Lennart Sindahl , presidente da SAAB Aeronáutica . 

 Os dois governos também estão discutindo uma solução provisória, antes da entrega dos primeiros Gripen em 2018, aonde o Brasil poderia alugar o Gripen C/D de excedentes da frota e estoque da Força Aérea Sueca. 

 O estoque atual da Força Aérea Sueca de Gripens nas versões mais velhas incluem cerca de 87 aeronaves Gripen C e 50 caças Gripen A, que datam de meados da década de 1990.


 FONTE: Defense News-via :Cavok

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação