17/12/2013

GEOPOLÍTICA - Rússia desloca mísseis Iskander para Kaliningrado, diz mídia


Rússia desloca mísseis Iskander para Kaliningrado, diz mídia 

Rússia, mísseis, colocação de mísseis, acordos internacionais, ministério da defesa da Rússia, Iskander
[foto:RIA Novosti]

Por Steve Gutterman MOSCOU, 16 Dez (Reuters) 

 A Rússia deslocou mísseis Iskander com alcance de centenas de quilômetros para seu enclave de Kaliningrado, no Mar Báltico, o qual faz fronteira com a Polônia e a Lituânia, países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), informou nesta segunda-feira o jornal pró-Kremlin Izvestia. 



[vídeo:publicado por euronews/via:Youtube.com]

 Os mísseis estão instalados "há algum tempo", de acordo com uma fonte do Izvestia, um alto funcionário do Ministério da Defesa não identificado pelo jornal. Outra fonte militar cujo nome não foi divulgado disse que eles foram deslocados para o enclave há 18 meses. 

 A reportagem do Izvestia surge depois de uma notícia do jornal alemão Bild, no sábado, segundo o qual imagens secretas de satélite mostravam mísseis Iskander-M estacionados perto da fronteira polonesa. 

 As informações causaram alarme na Polônia e nos países bálticos, que temem movimentações militares russas, depois de décadas de domínio pela União Soviética. Seu temor é agravado pela tensão entre a Rússia e o Ocidente por causa da Ucrânia. "Nós seguimos esses acontecimentos há bastante tempo, e não é surpresa para nós", disse à Reuters o ministro da Defesa da Letônia, país do Báltico, Artis Pabriks. Mas ele acrescentou: "Cria tensão política desnecessária e suspeitas e reduz a confiança mútua porque nós não vemos razão por que a Rússia precisaria desse tipo de armas aqui. Acho que é só para mostrar quem é o chefe na região." 

 A Rússia afirmou em 2011 que poderia levar Iskanders para Kaliningrado, sua região mais ocidental, como parte de uma resposta ao escudo antimísseis que os Estados Unidos estão construindo na Europa com a ajuda de outros países da Otan. Depois, surgiram informações na mídia sobre planos de deslocar os mísseis para lá, mas nunca houve uma confirmação.

  O Ministério de Relações Exteriores da Polônia afirmou nesta segunda-feira que não recebeu informação oficial da Rússia e qualificou as notícias de "preocupantes". 

O ministério afirmou que espera manter consultas sobre o assunto na Otan e com parceiros da União Europeia. 

 ESCUDO ANTIMÍSSEIS 

 Ao ser perguntado sobre as notícias desta segunda-feira, o porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia, Igor Konashenkov, disse a agências de notícias russas que Iskanders haviam sido deslocados para a parte oeste da Rússia, mas não especificou o lugar.

 Konashenkov disse que a instalação dos mísseis não viola tratados internacionais. Ele não pôde ser localizado pela Reuters para comentar o assunto. 

 A Rússia, país detentor de arsenal nuclear, diz temer que o escudo antimísseis ocidental na Europa tenha como objetivo minar sua segurança, alterando o equilíbrio estratégico do pós-guerra fria.



Fonte:REUTERS  - (Reportagem adicional de Aija Krutaine, em Riga; de Andrius Sytas, em Vilnius; de Marcin Goettig, em Varsóvia; e de Nerijus Adomaitis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação