02/12/2013

PROGRAMA ESPACIAL CHINÊS - China lança sonda lunar com o primeiro rover lunar a bordo


China lança sonda lunar com o primeiro rover lunar a bordo 


The Chang'e-3 rocket carrying the Jade Rabbit rover blasts off, from the Xichang Satellite Launch Center in the southwest province of Sichuan on December 2, 2013 (AFP Photo / STR)

A China lançou a Chang'e-3, sonda lunar com seu primeiro rover lunar " Yutu " ( Jade Rabbit) a bordo, no Centro Espacial de Xichang , no sudoeste da China. 
[vídeo:publicado em:01/12/2013 - por:Al Jazeera English/via:Youtube.com]

 Esta é a primeira vez que a China enviou uma nave espacial para a superfície de um corpo extraterrestre. 

 É esperado um pouso suave na chegada a Lua que acontecerá em meados de dezembro, para realizar pesquisas.

Se a missão for bem sucedida, a China se tornará o terceiro país a ter pousado na Lua, depois dos EUA e Rússia . " A sonda já entrou na órbita designada, " informou o diretor do centro de lançamentos Zhang Zhenzhong à agência de notícias estatal Xinhua ,Zhang Zhenzhong disse ainda,"Eu anuncio agora que o lançamento foi um sucesso". 

 O pouso suave será a parte mais difícil da missão , de acordo com o designer-chefe do programa lunar Wu Weiren . "Este será um grande avanço para a China para realizar a observação à zero-distância e Pesquisas sobre a lua ", disse ele .

 O designer-chefe revelou ainda ,que mais de 80% das tecnologias utilizadas na missão são recém desenvolvido . A sonda será encarregada de realizar pesquisas sobre a estrutura geológica da lua e das substâncias em sua superfície, quando efetuar o pouso , bem como a procura de recursos naturais.

 Um telescópio será criado na lua pela primeira vez , a fim de manter o controle de plasmasfera sobre a Terra .

 O lançamento da sonda Chang'e-1 vem depois das missões orbitais feitas em 2007 e,em 2010 pelas sondas Chang'e-2 ,ambas tendo ajudado nas pesquisas e preparo para o lançamento desta segunda-feira. 

 A primeira sonda enviada pela China a "Chang'e-1" fez um retrato completo da lua ficando em órbita por 494 dias e , em seguida, cair intencionalmente sobre a superfície lunar, enquanto missão "Chang'e-2" testou novas tecnologias que estão sendo usadas na exploração lunar atual e pesquisou o área de pouso .

 A China planeja lançar uma sonda lunar em 2017, com a intenção de pousar a sonda na lua , soltar o "rover" em sua superfície e retornar a sonda de volta à Terra. 

 A China vê seu programa espacial como um símbolo de orgulho nacional, a crescente influência global e crescente conhecimento técnico. Pequim começou seu programa espacial tripulado em 1992. 

Em 2003, enviou a capsula chinesa com seu primeiro astronauta"Yang Liwei"com sucesso ,em órbita a bordo da nave espacial Shenzhou-5 .

 Fonte:RT News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação