20/12/2013

HELICÓPTEROS - FENNEC - VOA O PRIMEIRO MODERNIZADO NA HELIBRAS


FENNEC - VOA O PRIMEIRO MODERNIZADO NA HELIBRAS

[foto - via:DefesaNet]


 Helibras -  voa primeiro Fennec do Exército modernizado. Outras quatro aeronaves já estão no hangar da fábrica para as modernizações .


 A Helibras realizou, nesta quinta-feira (19 DEZ 13), o primeiro voo de produção do primeiro helicóptero Fennec do Exército Brasileiro, o qual foi reconstruído e modernizado em Itajubá (MG). 

 A primeira célula - base para a reconstrução/modernização do helicóptero EB -1019 - chegou à Helibras em 2012 e passou pelas etapas de desmontagem, inspeção completa, montagem e modernização. 

 O principal objetivo desse primeiro voo é a verificação básica de alguns sistemas, tais como flight display, anemobarométrico, intercomunicação, VHF e sistemas básicos da aeronave. Após o voo, a aeronave retornou para a oficina, onde será preparada para a campanha de ensaios de voo para a Certificação Militar.

 A previsão é de que o primeiro Fennec reconstruído e modernizado seja entregue ao Exército no final de abril do ano que vem.

 O programa de modernização Fennec tem por objetivos atualizar os helicópteros com sistemas aviônicos modernos, piloto automático, novos rádios Nav-Com e novos equipamentos de missão, tais como novos bancos, proteção balística, novos braços de armamento, além de repontecializá-los. “Esse projeto também está agregando novos conhecimentos e ferramentas à Helibras, além da possibilidade de desenvolvermos de parcerias com outras indústrias nacionais. Agora, estamos entrando na fase final de atividades, compreendendo a execução dos ensaios em voo para a campanha de certificação militar, pintura e entrega desse primeiro helicóptero”, diz Wilmer Filho, executivo do programa de modernização Fennec.

 Enquanto a primeira aeronave passa pela fase de voos, a segunda encontra-se em processo de integração dos novos sistemas de modernização e está prevista para ser entregue em maio de 2014. Os três outros Fennec estão passando pela inspeção C parcial e irão receber, durante todo o ano que vem, o pacote de modernização. 

 O contrato para o programa de modernização dos helicópteros Fennec do Exército foi assinado em dezembro de 2011 e prevê a reconstrução/modernização de duas aeronaves e a modernização de 32. O término do contrato está previsto para 2018.


Fonte:DefesaNet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação