02/12/2013

AVIAÇÃO & TECNOLOGIA - Voos da ponte aérea Rio-São Paulo têm oito minutos a menos


Voos da ponte aérea Rio-São Paulo têm oito minutos a menos



 Novo sistema de navegação começa a funcionar nesta segunda-feira (02).
 Tecnologia também permite pouso e decolagens mesmo com tempo ruim.

 A partir desta segunda-feira (02), Rio e São Paulo estão mais próximos. 

Os voos entre as duas maiores cidades do Brasil vão ficar oito minutos mais curtos graças a um novo sistema de navegação, que permite também pousos e decolagens mesmo com o tempo ruim. 

O Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio, é o primeiro do país a testar a nova tecnologia. Normalmente os aviões se orientam por equipamentos em terra que ajudam os pilotos a pousar. 

À medida que se aproxima do aeroporto, a aeronave realiza manobras em forma de degraus até a aterrissagem. Com o novo sistema, os aviões usarão dados de satélites que permitirão um pouso suave, em linha reta. No caso da ponte aérea Rio-São Paulo, o tempo de voo poderá ser encurtado em 20%. Estima-se que as companhias aéreas economizem até 240 litros de querosene de aviação por viagem. “Tudo o que vier para trazer tecnologia, segurança e rapidez é importante e é bem vinda”, comemorou um passageiro. 

Por enquanto, apenas uma empresa treinou pilotos e instalou os equipamentos necessários para fazer uso do novo sistema, que foi desenvolvido pela Força Aérea Brasileira (FAB). 

 A redução de oito minutos no tempo de viagem na ponte aérea diminuiu os custos das empresas, que passam a usar menos combustível nos deslocamentos entre Rio de Janeiro e São Paulo. 

Mas ainda não se sabe se o preço das passagens vai cair por causa disso. “Se tem menos custo isso tem que ser repassado para o consumidor”, disse calculou uma passageira. 

Segundo o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, o novo sistema será implantado ainda este ano nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Viracopos. 

Ele defendeu a redução dos preços das passagens. “Não só nós devemos contar como nós devemos mostrar que a expectativa que temos é essa”, disse o ministro. 

Uma outra vantagem dessa tecnologia é que ela permite pousos e decolagens mais seguros em condições meteorológicas adversas. Somente este ano, o Aeroporto Santos Dumont permaneceu fechado por quase 50 horas por causa do mau tempo.

assista o vídeo com a reportagem: 

http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-dia-brasil/v/voos-entre-rio-e-sao-paulo-ficam-mais-curtos/2991066/
Fonte:G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação