16/04/2010

O Impacto financeiro provocado pelas nuvens de cinzas do Vulcão na Islândia


O Impacto financeiro provocado pelas nuvens de cinzas do Vulcão na Islândia

Nessa imagem divulgada pela NASA pode-se ter uma idéia da dimensão da nuvem de cinzas do vulcão que entrou em erupção na Islândia. Clique na imagem para poder ver melhor. (Foto:NASA)

O transporte aéreo está passando por uma das maiores interrupções dos serviços após a erupção vulcânica na Islândia.

Centenas de milhares de passageiros foram, e estão sendo afetados pelas restrições impostas devido a segurança do transporte aéreo, tornando-se o pior caos nas viagens aéreas desde o “11 de setembro”.

Um inicial e conservadora estimativa da IATA sobre o impacto financeiro nas companhias aéreas é que passe do US$ 200 milhões por dia em perdas.

Além das perdas financeiras, as companhias aéreas terão custos adicionais em redirecionar as aeronaves, no auxílio onde existem passageiros e aeronaves sem condições de decolar em vários locais.

A IATA criou um centro de crise em Montreal, no Canadá, de onde está coordenando de perto junto ao Eurocontrol e os serviços de navegação aérea da Europa.

Voos em toda Europa estão severamente afetados, provavelmente até amanhã, devido às cinzas do vulcão numa geleira na Islândia.

caos aéreo:

  • A Ryanair cencelou todos voos no extremo norte da Europa até às 13:00 GMT de segunda-feira, dia 19.
  • A Hungria disse que fechará o espaço aéreo a partir das 17:00 GMT de hoje, dia 16.
  • A Suíça disse que iria seguir o mesmo caminho por volta das 22:00 GMT
  • A Romênia disse que fechará seu espaço aéreo na região noroeste por volta das 00:00 GMT de sábado, dia 17.
  • Os voos sobre a Inglaterra e o País de Gales estão proibidos até às 06:00 GMT de sábado, dia 17. Os voos sobre uma grande parte da Escócia e no extremo norte da Irlanda deverão ser retomados a partir das 18:00 GMT de hoje.
  • O Eurocontrol também infomou que a nuvem de cinzas vulcânicas também se estendeu em alguns locais desde o nível do solo até uma altitude de 35.000 pés
  • Cerca de 17.000 voos foram cancelados na sexta-feira em toda Europa
  • O continente europeu será afetado por pelo menos mais 24 horas
  • A nuvem ainda está se propagando sobre o extremo norte e leste da Europa
  • Por volta das 07:00 GMT de sábado a nuvem de cinzas estará alcançando altitudes de até 9.000 metros (30.000 pés) e a previsão é que cubra parte da Rússia, polônia, Finlândia e outros países do leste europeu, enquanto continuará afetando o Reino Unido, Suécia, Noruega, Alemanha, Dinamarca e Holanda.

De acordo com a Airbus, voar através das cinzas vulcânicas deverá ser evitado de todas as maneiras.

A fabricante de aeronaves disse que a experiência poderá causar danos nas superfícies da aeronave, parabrisas e motores, enquanto que os sistemas de ventilação, hidráulico, elétrico e de informações de voo poderão ser prejudicados e danificados.

No dia 15 de abril, o exercício militar Frisian Flag foi cancelado devido a nuvem de cinzas vulcânicas da geleira Eyjafjallajoekull, na Islândia.

Todas as aeronaves militares que partiriam durante a manhã, e as que estavam já no ar, foram chamadas para retornar para as bases aéreas.

As cinzas não afetaram somente o exercício Frisian Flag na Holanda, mas também todos voos militares e comerciais no espaço aéreo do extremo norte europeu.



Fonte:Cavok

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação