17/04/2010

Fumaça de vulcão cancela 20 mil voos pelo mundo

Fumaça de vulcão cancela 20 mil voos pelo mundo



A OMS advertiu que as partículas de cinzas podem afetar principalmente as pessoas que sofrem de problemas respiratórios crônicos.


A paralisação dos voos na Europa por causa da erupção de um vulcão se agravou nesta sexta. E a Organização Mundial da Saúde advertiu também sobre o perigo para quem está em terra.

O perigo que sai das profundezas da terra na Islândia ameaça o céu de toda a Europa.

A nuvem de fumaça vulcânica andou mais de três mil quilômetros em apenas dois dias.

Parou o tráfego aéreo de quase todo o velho continente e provocou o cancelamento de pelo menos 20 mil voos ao redor do planeta.

O maior caos aéreo da história da aviação, pior até do que a paralisação provocada pelos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.

A erupção lançou as cinzas a uma altura que varia de cinco mil a 11 mil metros.

É onde voam os aviões. As nuvens de fumaça vulcânica são formadas de pequenas partículas de silício, principal componente do vidro. O material derrete ao passar pelas turbinas e pode causar uma pane.

Foi o que aconteceu com o piloto Eric Moody em 1982. O jumbo com 247 passageiros atravessou as nuvens de cinzas expelidas por um vulcão na Indonésia. Os quatro motores pararam, e o comandante conseguiu planar durante 15 minutos.


Perto do chão, abaixo da fumaça, três motores voltaram a funcionar e permitiram o pouso de emergência.

Para evitar esse risco, as autoridades decidiram manter quase cinco milhões de passageiros no chão.

As leis europeias garantem a devolução do valor das passagens, mas a maioria prefere esperar. Nos aeroportos de Paris e da Alemanha, foram montadas camas de campanha.

Onde não houve o tratamento vip, o jeito foi improvisar. Em Copenhagen, o saguão ficou vazio. E Heathrow, em Londres, onde normalmente circulam 180 mil passageiros por dia, virou um aeroporto fantasma.

Estar com os pés no chão não significa escapar dos riscos. As autoridades afirmam que a fumaça certamente vai descer.

A Organização Mundial da Saúde advertiu que as partículas de cinzas podem afetar principalmente as pessoas que sofrem de problemas respiratórios crônicos e recomendou que neste fim de semana os europeus tentem ficar o máximo possível dentro de casa.

Segundo a Infraero, foram cancelados oito voos que deveriam pousar em São Paulo e 11 que partiriam do Aeroporto de Guarulhos com destino a países europeus.

No Rio de Janeiro, houve duas partidas canceladas.

Vejam abaixo a reconstituição do acidente com o Boeing 747-200 da British airways em 1988 com 247 passageiros abordo ,onde teve suas quatro turbinas apagadas por ingestão de cinzas vulcânicas







Fonte:G1.com/Videos G1.com/Youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação