29/04/2010

Ahmadinejad solicita visto para reunião nos EUA

Ahmadinejad solicita visto para reunião nos EUA


http://scrapetv.com/News/News%20Pages/Everyone%20Else/images-2/Mahmoud-Ahmadinejad-pointing.jpg


Iraniano quer participar de encontro sobre Tratado de Não-Proliferação Nuclear que acontece em NY, sede da ONU, na próxima semana.

presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, solicitou um visto dos Estados Unidos para participar de uma conferência da ONU para a revisão do Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP), que começa em Nova York na próxima segunda-feira, informaram autoridades do governo norte-americano na quarta-feira.

O porta-voz do Departamento de Estado P.J. Crowley confirmou que as solicitações de vistos para Ahmadinejad e sua delegação foram apresentadas em Berna, Suíça, e indicou que devem ser aprovadas.

“Temos certas responsabilidades como sede da ONU”, disse Crowley. “Qualquer autoridade estrangeira que estiver vindo à ONU para questões oficiais normalmente recebe um visto.”

Os EUA e outras potências ocidentais acusam o Irã de tentar desenvolver armas nucleares violando o compromisso feito sob o tratado de não-proliferação. O Irã afirma que seu programa nuclear visa apenas gerar eletricidade. O Irã e os EUA não têm relações diplomáticas.

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Manouchehr Mottaki, iria liderar a delegação iraniana na conferência que ocorre entre 3 e 28 de maio na sede da ONU, destinada a avaliar o cumprimento do tratado cujo objetivo é impedir a disseminação de armas atômicas e estimular a eliminação dos arsenais existentes.



A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, vai liderar a delegação dos EUA.

A atual agenda do evento indica Hillary e Mottaki como a quinta e o sétimo oradores, respectivamente.

Fonte:Plano Brasil-via: Último Segundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação