30/04/2010

Novas tecnologias contra a mancha de Petróleo

Novas tecnologias contra a mancha de Petróleo no Golfo do México


vazamento.jpg


De um cone submarino gigante a pequenos submarinos-robôs, o derramamento de petróleo no Golfo do México depois da explosão de uma plataforma a serviço da BP na semana passada trouxe à tona algumas das últimas tecnologias de contenção em desastres deste tipo.

http://odia.terra.com.br/portal/cienciaesaude/fotos/27_oleo_nasa_575X420.jpg

Até esta quinta-feira, pequenos submarinos controlados remotamente ainda não tinham conseguido fechar as válvulas que conectavam a reserva petrolífera à plataforma Deepwater Horizon.

http://images.ig.com.br/publicador/ultimosegundo/26/26/26/7583162.explosao_mundo_285_399.jpg

Enquanto isso, a Guarda Costeira americana afirmou que o vazamento de seria cinco vezes maior do que anunciado pela BP inicialmente.

Por isso, aventa-se a possibilidade de instalar um gigantesco cone por cima do vazamento, o que permitiria a estocagem do óleo e posterior retirada por navios-tanques.

Os dois únicos problemas neste método são:


  1. Nunca se utilizou essa tecnologia em águas tão profundas quanto às do atual vazamento

  2. A estrutura pode levar semanas até ficar pronta e ser instalada

Por isso, esta tecnologia já foi comparada a "má ficção científica".

Enquanto isso, milhares de pessoas em diversas embarcações e aeronaves lutam contra o tempo usando métodos mais rudimentares para impedir o desastre ecológico iminente sobre o litoral sul dos Estados Unidos.

Boias e tubulações de contenção tentam limitar e facilitar o recolhimento do petróleo por navios-tanque, produtos químicos são lançados em outras áreas para facilitar a quebra das moléculas do petróleo e facilitando assim a decomposição natural.

A Guarda Costeira também apelou para um recurso simples nesta quinta-feira: fogo.

Enquanto os ventos favorecem este método, as autoridades devem tentar queimar porções da mancha antes que ela chegue aos delicados manguezais de Lousiana.

No entanto, mesmo com a gigantesca mobilização e experiência em derramamentos assim, as autoridades já se preparam para um desastre ecológico de proporções dramáticas.


Fonte:BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação