24/04/2010

UE quer unificar Centro de controle de tráfego aéreo

UE quer unificar Centro de controle de tráfego aéreo


http://www.defenseindustrydaily.com/images/ELEC_Selex-SI_VTMS_Land_Control_Center_lg.jpg

Medida se deve ao caos provocado por vulcão

A União Europeia anunciou ontem que, depois do caos provocado pela erupção do vulcão islandês Eyjafjallajökull, vai criar um sistema único para regular o espaço aéreo do continente.

O chamado ‘Céu Único Europeu’ vai permitir mais eficiência na administração.

Atualmente, 27 países que participam do monitoramento dos voos têm 60 centros de controle. Nos EUA, apenas 20 centros de controle administram o dobro de voos.

Ontem, curiosamente, pela primeira vez desde o início do caos aéreo causado pelas colunas de fumaça emitidas pelo vulcão, o aeroporto de Reykjavik, capital da Islândia, foi fechado.

Até então, a coluna de cinzas seguia em direção leste, atingindo a Grã-Bretanha, os países escandinavos e outras nações da Europa, mas poupando a própria capital islandesa, Reykjavik, situada no sudoeste da ilha.

Ontem, a Suécia e a Noruega chegaram a fechar seus espaços aéreos em períodos do dia. No resto do continente, porém, o movimento continuou se normalizando: 27 mil de 28 mil voos previstos foram realizados. Muitos aeroportos continuam, porém, com longas filas de passageiros que tentam viajar.

A Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA) estima as perdas já sofridas em 1,7 bilhão de dólares e criticou a ´´confusão´´ causada pela reação europeia.

Fonte: Plano Brasil- O Dia via Notimp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação