29/04/2010

Chávez diz não prever quando deixará o poder

Chávez diz não prever quando deixará o poder

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh5KNCpzNx9JUtr2RR8e1e63HTNYWzs18WCJCno3tvKcr9IMJGi29X2AO8SNWorcvMrUD-eWsT1lhvxEpNdifazyY2T4Bri-_FYB7x9qvbBHoIsKtJS0hDpqpVJDQKdsNJSgYv3yUkPfwEa/s400/Hugo-Chavez.jpg



Após encontro com Lula em Brasília, venezuelano lembra que em plebiscito de 2009 população de seu país apoiou reeleição ilimitada.


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse nesta quarta-feira que não tem previsão de quando deixará o poder, afirmando que permanecerá no cargo enquanto essa for a “vontade” de seu povo. “Vocês conhecem nossa Constituição, e a Constituição é a vontade de um povo”, disse Chávez, logo após um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília.

Questionado sobre quando deixaria o governo, Chávez respondeu: “Sei lá”. “Se o povo e o partido decidirem que devo ser candidato novamente, vamos ver”, acrescentou, lembrando que a Venezuela terá eleições presidenciais em 2012.

Chávez disse ainda que o Brasil terá, em breve, “um novo presidente ou presidenta”, mas que no caso da Venezuela, sua sucessão não está prevista. “Onde é que está previsto isso? Não tenho sucessor previsto”, disse o chefe de Estado venezuelano, que está há 12 anos no cargo.

Questionado sobre a possibilidade de sua permanência no cargo prejudicar a democracia no país, Chávez disse que é preciso “respeitar as particularidades de cada país”. Em um plebiscito realizado em 2009, os venezuelanos aprovaram a reeleição ilimitada no país.

‘Subordinação’

Chávez aproveitou o encontro bilateral para elogiar o governo Lula, que, segundo ele, encerrou uma fase de “subordinação brasileira às pressões de Washington”. Lula e Chávez elogiaram a aproximação entre os dois países que, de acordo com os líderes, “praticamente não existia” antes de seus governos.

“Fizemos em oito anos o que nunca foi feito em dois séculos”, disse o presidente da Venezuela. Essa é a 17ª reunião bilateral entre Lula e Chávez desde 2003.

O presidente da Venezuela evitou fazer comentários sobre as eleições de outubro. Mais cedo, porém, na saída do hotel, Chávez manifestou sua simpatia pela pré-candidata do PT, Dilma Rousseff. “Meu coração está com Dilma. Um beijo, Dilma”, disse o líder venezuelano.

Paraguai

Sobre o conflito na fronteira entre Brasil e Paraguai, o presidente Lula disse que pretende discutir “algumas medidas” com seu colega, Fernando Lugo, em um encontro agendado para segunda-feira, em Ponta Porá (MS). “Quero conversar muito seriamente com o Lugo sobre que está acontecendo na fronteira”, disse Lula.

“Acho uma insanidade alguém achar que, usando a violência, vá colocar medo no Estado brasileiro e no paraguaio”, acrescentou. Um dos assuntos em pauta deverá ser a revisão do refúgio a três militantes de esquerda paraguaios, concedido pelo governo brasileiro, em 2003. Desde então, o governo paraguaio vem contestando a decisão.

Fonte: Plano Brasil/Último Segundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação