Nesse sábado a noite, chegaram em Natal as três aeronaves IA-58 Pucará da Força Aérea do Uruguai. (Foto: Sgt Johnson Barros / FAB)
Na manhã desse domingo (7), três aeronaves A-37 Dragon Fly da Força Aérea Uruguaia (FAU) chegaram à Base Aérea de Natal.
Elas se juntaram a outras três aeronaves IA-58 Pucara (a pronúncia é Pucará) que chegaram na noite anterior para compor a Força de Coalizão do Exercício Operacional CRUZEX V.
“Vamos participar com essas seis aeronaves e para nós do Uruguai é uma oportunidade excelente para operar em conjunto com outras Forças Aéreas”, afirma o Coronel Sergio Gonzalez, comandante da Brigada Aérea II, da Força Aérea Uruguaia.
O contingente de 55 militares uruguaios contou com o apoio de um C-130 da FAU para o transporte até o Rio Grande do Norte.
O ponto de partida foi a cidade de Durazno, na Região Central do País. “Treinamos muito durante o ano todo para estar aqui na CRUZEX”, revela o coronel Gonzales.
Na manhã desse domingo chegaram em Natal três aeronaves A-37 Dragonfly da Força Aérea Uruguaia. (Foto: S1 Silva Lopes / FAB)
Das aeronaves uruguaias que vão participar da CRUZEX, os IA-58 Pucara são os que mais chamam a atenção por sua altura de 5 metros.
O nome Pucara vem de um termo em quéchua (lingua indígena da América do Sul) e quer dizer Fortaleza.
É uma aeronave turboélice bimotor concebida para missões de ataque ao solo e anti-guerrilha. De fabricação argentina, os Pucara foram empregados durante a Guerra das Malvinas, em 1982.
Os T-37 Dragon Fly são mais conhecidos no Brasil.
A FAB utilizou essas aeronaves para treinamento na década de 1970. A carcterística mais marcante na silhueta do T-37 é o grande número de tanques de combustível que a aeronave carrega sob as asas.
Fonte: Agência Força Aérea/CAVOK
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar e enviar seu comentário
Voar News Agradece pela sua participação