presidentes Lula e Sarkozy na Cúpula de Segurança Nuclear em  Washington - foto R Stuckert - Agência Brasil


Nesta terça feira, 13 de Abril, o presidente francês Nicolas Sarkozy expressou confiança na escolha dos caças frances Rafale pelo Brasil, em um processo de compra bastante disputado.

“Estou confiante. As coisas estão andando”, disse Sarkozy quando perguntado do contrato após encontro com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, durante encontro da Cúpula de Segurança Nuclear em Washington.

Brasília já havia declarado sua preferência pela compra de 36 caças Rafale semi-furtivos, mas um acordo final ainda não foi anunciado.

Espera-se que Lula anuncie sua escolha em meados de maio, após ter adiado a decisão esperada para abril. Ainda segundo Sarkozy: “Se é uma decisão tomada pelo presidente e pelo governo, trata-se inevitavelmente de uma decisão política. Mas não é apenas político o critério.

O Rafale é um excelente avião… O presidente Lula e eu temos um grande vínculo. Eu sei o que ele está pensando. Não há surpresas em relação a esse assunto.”

O Rafale, fabricado pela Dassault, é visto como o favorito em uma disputa da qual também concorrem o sueco Gripen NG, da Saab, e o F/A-18 Super Hornet, fabricado pela gigante estadunidense Boeing.

O acordo está estimado entre quatro e sete bilhões de dólares, dependendo de detalhes como armamentos, manutenção e envolvimento industrial.

A longo prazo, o Brasil poderá comprar outros 100 caças do fornecedor escolhido.

O país colocou a transferência de tecnologia como maior prioridade na proposta, para que possa produzir os caças localmente e alavancar sua indústria de aviação.

Lula já disse que o acordo relativo ao Rafale seria mais vantajoso ao Brasil nesse sentido.

FONTE: Poder Aéreo-AFP, via The Tocqueville Connection/FOTO: Agência Brasil (R. Stuckert)