18/04/2010

Check em motores de F-18 monstram o efeitos causados pelas cinzas vulcânicas

Check em motores de F-18 monstram o efeitos causados pelas cinzas vulcânicas


Caça F-18C da Força Aérea da Finlândia.

Caças F-18 Hornet da Força Aérea da Finlândia que voaram através da nuvem de cinza vulcânica que cobre grande parte da Europa sofreram danos em partes internas dos motores e a força aérea alertou na sexta-feira que a nuvem pode ter significativo impacto nas aeronaves.Veja as imagens a seguir.

Cinco caças F-17 Hornet estavam em voo de treinamento no extremo norte da Finlândia na manhã de quinta-feira, dia 15, quando o espaço aéreo ainda estava aberto, e mais tarde, após o pouso, foram encontradas restos de cinza vulcânica sobre partes do motor.

“Baseado nas imagens, nos descobrimos que mesmos voos curtos numa nuvem desse tipo pode causar significativos danos aos motores da aeronave,” disse as Forças de Defesa da Finlândia num comunicado oficial.

Parte da turbina de alta pressão do motor do Hornet mostrando onde a sílica, existente nas cinzas vulcânicas, derreteu e formou uma crosta na superfície do motor.

O derretimento das cinzas causaram o bloqueio da ventilação de partes do motor, superaquecendo algumas partes.

Seção da combustão do motor do Hornet, mostrando na figura, a luz branca, refletindo as regiões que sofreram devido às cinzas vulcânicas na superfície interna da câmara de combustão.

Imagens feitas com uma câmera fibroscópica de dentro dos motores de um dos caças F-18 Hornet indicaram que o calor dos motores — cerca de 1.000°C — derreteram as cinzas, em sua maioria composta de sílica, dentro dos motores, bloqueando os canais de ventilação.

“O bloqueio dos canais de ventilação causados pela cinza derretida fez com que os componentes dos motores tivessem um superaquecimento e o material enfraquecesse,” disse o chefe de informações da força aérea Joni Malkamäki, informando ainda que isso poderia rachar as partes rotativas dos motor.

Num pior cenário, o enfraquecimento dos componentes poderia causar “um destacamento das peças e o motor ficaria destruído,” informa o comunicado.

Os caças Hornet expostos às cinzas da erupção do vulcão na Islândia foram checados logo após, com “pelo menos alguns” dos motores retirados das aeronaves e enviados para maiores estudos e reparos. A frota da Finlândia é composta de 55 caças monoplaces F-18C e sete biplaces F-18D, todos equipados com dois motores General Electric F404-402.

A força aérea manterá aeronaves de treinamento BAe Hawk equipadas com um tanque para retirar amostras atmosféricas para aguardar caso as autoridades civis solicitem.

A Força Aérea da Finlândia ainda informou que os voos militares operacionais continuarão regularmente.

Aeronaves de treinamento BAe Hawk da Força Aérea da Finlândia voaram duas vezes na sexta-feira para coletar amostras da cinza vulcânica que está sobre a Europa.

As amostras foram enviadas para o Instituto de Tecnologia Lakiala. (Foto: Força Aérea da Finlândia)

Amostras colhidas pela aeronave Hawk, que voou duas vezes na sexta-feira, a partir da Base Aérea de Kauhava, foram armazenadas num filtro no tanque, e poderão ser usadas para analisar qual a densidade das cinzas que está presente na atmosfera.

Uma imensa nuvem de cinza vulcânica vindo da Islândia tomou o céu de grande parte da Europa, fechando aeroportos e forçando o cancelamento de milhares de voos.

Os aeroportos da Finlândia foram fechados na quinta-feira, dia 15, à meia-noite, e os voos não devem ser retomados até esse sábado à tarde, no mínimo.


Fonte:Cavok

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