03/04/2010

Cap Av Anderson Amaro Fernandes

Cap Av Anderson Amaro Fernandes

Nascido em Fortaleza (CE) no dia 20 de abril de 1976, ingressou na Força Aérea em 1996, na EPCAR, sendo declarado Aspirante-a-Oficial em 2000.

Realizou os seguintes cursos: Ala da Aviação de Ataque, Instrutor de Voo, Tráfego Aéreo Internacional e Líder de Esquadrilha na aeronave T-27.

Em 2001 foi para o CATRE, em Natal-RN. Prosseguiu em 2002 para a 2ª ELO na BASC, onde permaneceu até 2003. Retornou para a Academia em 2004, onde desempenhou as seguintes funções: Auxiliar do Operações de Esquadrilha e Chefe da Ajudância do 1º EIA, Operações e Comandante de Esquadrilha no 1° EIA. Atualmente é o Chefe da Subseção de Patrimônio.

Aeronaves voadas: TZ-13, T-25 e T-27.


Apresentações da Esquadrilha da fumaça previstas para o fim de semana são canceladas

Corpo do piloto Anderson Amaro Fernandes foi levado de Lages para Pirassununga à 1h30min

Após a morte do piloto Anderson Amaro Fernandes na tarde desta sexta-feira, em Lages, na Serra catarinense, a Aeronáutica decidiu suspender as apresentações da Esquadrilha da Fumaça previstas para o fim de semana.

Segundo o Centro de Comunicação Social da instituição, estavam previstas atividades em São José dos Pinhais e Londrina, no Paraná. O grupo deverá se reunir nos próximos dias para definir a data de retomada das apresentações.

Na sexta à noite, um militar integrante do Centro de Comunicação Social da Instituição chegou a divulgar que as atividades do grupo de acrobacias aéreas estariam canceladas por tempo indeterminado.

Velório

O corpo de Anderson Amaro Fernandes foi levado de Lages para Pirassununga à 1h30min em um avião Bandeirante. A cidade no interior de São Paulo é sede da Esquadrilha da Fumaça.

Lá, estarão a mulher e a filha estarão esperando pelo piloto para iniciar o velório, que deve iniciar por volta das 7h deste sábado. De Pirassununga, o corpo partirá para Fortaleza, cidade natal dos pais do piloto, onde será enterrado.

Na noite desta sexta-feira, investigadores do Centro Nacional de Investigação e Prevenção de Acidentes (CENIPA) chegaram a Lages para iniciar as investigações sobre o acidente. O prazo para esclarecimentos é de 30 dias. Como há muitos vídeos na internet e em posse dos espectadores do evento no Aeroclube de Lages, estas imagens ajudarão os peritos e constarão nos autos.

O acidente

A tragédia ocorreu por volta das 17h30min desta sexta-feira, diante de centenas de pessoas que acompanhavam a apresentação da esquadrilha em comemoração aos 68 anos do Aeroclube de Lages, na Serra Catarinense.

O piloto não conseguiu concluir uma manobra e o avião explodiu ao cair às margens da pista do Aeroporto Federal de Guarujá, onde ocorria a apresentação.

As causas ainda são desconhecidas. Mas o piloto, que morreu na hora, era um dos mais experientes do grupo, com mais de 3,5 mil horas de voo e 180 apresentações.

Fonte: desastresaereosnews/eda.aer.mil.br /Pablo Gomes (Zero Hora)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação