26/06/2013

SEGURANÇA DE VOO - Vídeo mostra exato momento que o Motor de um avião explode durante corrida de decolagem



Motor de avião explode em decolagem e assusta passageiros


 A aeronave estava efetuando uma corrida para decolagem , quando aconteceu o problema , ninguém sofreu qualquer lesão.

 Aeroporto de Manchester, 24 de junho de 2013. Airbus A330-200, prefixo G-OMYT, da Thomas Cook - Voo MT-314, de Manchester, Inglaterra, para Punta Cana, na República Dominicana 
[vídeo:por - Simon Lowe/via:Youtube.com]

 Imagine uma aeronave comercial com muitos passageiros. Agora imagine que ela está em processo de decolagem, com a tensão que já é habitual ao momento(...)

 Se algo der errado, certamente muitas pessoas vão ficar assustadas. Agora(...)  você  deve estar imaginando sobre os passageiros que estavam no Airbus A330 das imagens, não é mesmo? 

 O avião parecia não ter nenhum problema, mas, assim que o motor da turbina direita (que está sendo mostrada à esquerda) atinge uma determinada força, é possível notar que ele explode. 

Isso mesmo, basta observar o vídeo com calma para perceber que de repente na turbina ocorre um estouro. 

[vídeo:Simon Lowe - via:Youtube.com]

O incidente ocorreu durante o inicio da corrida da aeronave para decolagem , mas(...)

 E se isso acontecesse durante a decolagem? Ainda assim a aeronave poderia retornar em segurança e efetuar seu pouso seguramente após alijar seu combustível, ou dependendo do caso, seguir viagem com apenas um dos motores sem o menor problema. 

 É importante ressaltar que os momentos mais críticos de um voo são exatamente o pouso e a decolagem , onde o piloto e Co-piloto estão com suas atenções totalmente voltadas para tais procedimentos .  

Se estivesse no ar ? Seu Piloto e Co-piloto poderiam retornar sem problemas após alijar o combustível , efetuando um pouso em segurança. Como já dissemos, Piloto e Co-piloto são treinados para tais procedimentos , e para tal se encontram totalmente voltados para estes procedimentos. Resumindo  - Senhores passageiros , não devem temer ! pois tais situações as vezes acontecem e com certeza os Comandantes estarão aptos a resolverem tudo com mais alta tranquilidade e habilidade , tornando sua viagem cada vez mais segura. 

Vejam o Vídeo abaixo  que mostra exatamente o que dissemos .

[foto:Simon Lowe - vídeo captura]


 Uma aeronave  ,Boeing 757 da empresa aérea ThompsonFly com 233 passageiros abordo com destino a Lanzarote (  ilha mais oriental do arquipélago das Canárias),tem um incidente com "Birdstrike"  atingindo seu motor "número 02" durante  a "Rotate" ou decolagem.


 Após constatar o problema, seu piloto avisa calmamente a torre de controle que o orienta a retornar para pouso e ainda lhe da  uma opção a seu critério.

Risco aviário -em inglês Bird strike) é, na aviação, o risco de colisão entre uma aeronave e um animal voador. Tais colisões, quase sempre fatais para o animal, podem causar acidentes aéreosO risco de ocorrência de um acidente fatal com um aparelho comercial é relativamente baixo: um caso por cada bilhão de horas de voo. Cerca de 65% das colisões com aves causam poucos ou nenhuns danos aos aparelhos. Os acidentes mais sérios ocorrem se a ave chocar com o pára-brisas ou se for aspirada pelos reatores. Este tipo de colisões com aviões civis gera anualmente, em todo o mundo, prejuízos que no ano de 2000 foram estimados em 1,2 bilhões de dólares).

O Piloto bem como a aeronave estavam perfeitamente em condições de retornar para pouso  sem causar danos aos seus passageiros que, pousaram em total segurança. 


[vídeo:por - headintheclouds46/via:Youtube.com]

Fonte:desastresaereosnews/Adaptação de texto :Voar News

2 comentários:

  1. Mesmo sabendo que as chances de ser fatal sejam baixas, a pessoa não tem como não ficar apreensiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado mais uma vez pela participação ! Concordo plenamente com o SR , mas temos a obrigação de esclarecer aos nossos leitores , sendo estes técnicos ou apenas leitores , ou ainda, apaixonados pela nossa aviação que, voar ainda é muito seguro . Ao contrário do que as diversas mídias sensacionalista pregam ao ver uma situação como esta da matéria , dizendo que(...)"quase ocorreu uma tragédia" , ou (...) "Imaginem se tivesse no ar"... Como disse na matéria todos estes imprevistos, estão dentro das expectativas das operações.Mas é certo também que quase 90% das pessoas que viajam de avião tem medo! por isso devemos espantar as "bruxas" ,com argumentos e embasamentos técnicos com seriedade. Mais uma vez Agradecemos por sua participação ! Curta também nossa Fan Page no Facebook (https://www.facebook.com/pages/Voar-News/277820498914660) e nos ajude a divulgar nossa pagina ! Um Forte abraço

      Atenciosamente Cmte M Queiroz & Voar News

      Excluir

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação