30/06/2013

HISTÓRIA DA AVIAÇÃO - De Havilland DH 98"Mosquito"

HISTÓRIA DA AVIAÇÃO - De Havilland DH 98"Mosquito"

[foto:worldofwarplanes.ru]

De Havilland DH 98 "Mosquito" - foi um avião britânico projetado como bombardeiro pela De Havilland, em 1938 e usado pela RAF durante a II Guerra Mundial. 


O ministério do ar não demonstrou interesse no aparelho, e o arquivou. Só depois do início da guerra em 1940 foi permitido ao construtor começar a produção. 



[foto:www.wwiivehicles.com]

O primeiro protótipo construído secretamente em Salisbury Hall voou pela primeira vez a 25 de Novembro de 1940. Quando o aparelho foi demonstrado aos céticos militares e oficiais do governo, estes ficaram impressionados que este bombardeiro possuía uma manobrabilidade de um caça, atingindo uma velocidade máxima de 650 km/h.


[foto:www.turkishairforce.org]



 Terminados os testes oficiais começou a produção em série em Junho de 1941.

[foto:www.eaa.org]
 Sua estrutura era construída com madeira compensada, o que tornava a aeronave leve e resistente.

 A utilização de madeira trazia algumas vantagens como tornar a estrutura da aeronave muito resistente, conservando sua integridade geral em caso de avaria da estrutura ou da fuselagem. 


[foto:imgur.com]
A primeira operação foi um reconhecimento fotográfico sobre Brest, La Pallice e Bordéus a 20 de Setembro de 1941 e que foi um sucesso. 

O único Mosquito utilizado conseguiu escapar dos três Messerschmitt Bf 109 que tentaram abatê-lo. A versão seguinte a de bombardeiro, foi designada Mosquito B.MK.IV. As entregas começaram em Novembro de 1941 equipando o Esquadrão Nº105, baseado em Swanton Morley, Norfolk. 


[foto:Bristol Blenheim/por:commons.wikimedia.org]



O inverno serviu para as tripulações se familiarizarem com o avião, que era bastante diferente do seu antecessor, o Bristol Bleheim, muito mais lento. Também houve uma versão de caça noturno, carregando um radar e armamento de quatro metralhadoras de 7,7 mm no nariz.

[foto:www.clubhyper.com]

 O Mosquito NF.MK.II entrou em serviço no Esquadrão Nº158, tendo realizado seu primeiro ataque em Abril de 1942. A seguir equipou o Esquadrão Nº23, sendo a primeira unidade a operar o Mosquito no Mediterrâneo, baseado na ilha de Malta, em Dezembro de 1942. 

Foi também exportado para União Soviética, França, Nova Zelândia, Turquia, Jugoslávia e produzido nas fábricas da De Havilland no Canadá e na Austrália. 

O número total de produção foi de 7.781. Muitos exemplares continuaram a prestar serviço na Royal Air Force (RAF) após a guerra.

Fonte:Wikipédia/vídeos:EvilFingers-via:Youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação