24/06/2013

GEOPOLÍTICA - EUA manterão mísseis e aviões na Jordânia em meio à crise na Síria


EUA manterão mísseis e aviões na Jordânia em meio à crise na Síria 


[foto:english.ruvr.ru]

 Os Estados Unidos vão manter as baterias de mísseis Patriot e aviões de combate F-16 na Jordânia após a realização de exercícios militares conjuntos este mês, em meio à crise na vizinha Síria, informou o Pentágono neste sábado. 
[vídeo:by MrWoodworksfilms -via:Youtube.com]

O secretário de Defesa dos EUA, Chuck Hagel, "aprovou um pedido do Reino da Jordânia por destacamento de F-16 e mísseis Patriot para permanecer na Jordânia, após a conclusão do exercício Eager Lion na próxima semana", disse o porta-voz do Pentágono, George Little, em comunicado. "Todos os outros funcionários norte-americanos destinados à Jordânia sairão no final do exercício. 


Os Estados Unidos têm uma parceria de longa data com a Jordânia e está comprometida com a sua defesa", acrescentou Little. Forças do presidente sírio Bashar al-Assad estão lutando contra os insurgentes em uma guerra civil que já dura dois anos. Mísseis Patriot podem ser usados para proteger a Jordânia, aliada dos EUA, contra qualquer possível ataque, com a guerra síria ameaçando se expandir mais. A Jordânia e outros vizinhos da Síria estão cada vez mais nervosos com a possibilidade de a guerra civil síria ultrapassar as fronteiras.

 A decisão de enviar mísseis Patriot para a Jordânia tem sido particularmente controverso para a Rússia, principal aliado global de Assad, que acredita que os mísseis poderiam ser usados pelos Estados Unidos e seus aliados para impor uma zona de exclusão aérea sobre a Síria.

 Fonte: Terra - via:moraisvinna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação