30/06/2013

AVIAÇÃO & DEFESA - Proteção do papa contará com aeronaves F-5M, A-29, R-99 e Vant


Proteção do papa contará com aeronaves F-5M, A-29, R-99 e Vant 


 A segurança do papa Francisco, um chefe de Estado de risco, está preparada para identificar no meio da multidão o rosto do atentado: a face pálida, a atitude tensa, o traje em desacordo com o clima, um olhar fixo. 


 O “lobo solitário”, como é definido nos cenários dos especialistas um autor de uma eventual ação violenta contra o pontífice, é a maior preocupação do grandioso esquema de segurança da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a ser realizada no Rio, entre os dias 23 e 28 de julho. 

[foto:poder Aéreo]
VANT Hermes 450 - foto FAB Um enorme dispositivo envolvendo 20 mil agentes, entre os quais de 8,5 mil a 12 mil militares, foi mobilizado para o esquema montado pelo Ministério da Defesa e a Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos (Sesge) do Ministério da Justiça.

 O contingente terá à disposição recursos como helicópteros armados, ao menos dois caças supersônicos F-5M, aviões de ataque leve A-29 Super Tucano, um avião de inteligência R-99 e um Vant, a aeronave não tripulada, que fará reconhecimento de áreas como o gigantesco Campus Fidei, onde serão realizados a Vigília da noite de sábado (27), e a Missa do domingo (28). 


[foto:Agencia Força Aérea - por:Ten Enilton]

Nas duas celebrações são esperados de 1,5 milhão a 2 milhões de jovens fiéis. Em terra, haverá blindados armados e de transporte de tropa, distribuídos de maneira discreta e sem interferir na rotina prevista para o Rio durante a Jornada. 


No total, cerca de 300 veículos de diversos tipos estarão no Rio e em Aparecida, para onde Francisco irá no dia 24. O Comando da Marinha participa fazendo o controle da faixa marítima. 

O plano da Força ainda está sendo definido, mas deve ter um navio – provavelmente um dos três novos patrulheiros da classe Amazonas, ou uma fragata da série Niterói, armada com mísseis, canhões e torpedos – e lanchas rápidas. 

 O tráfego de embarcações na Baía da Guanabara será monitorado, com previsão de abordagem para a inspeção. 

Os fuzileiros navais estão no programa.

 A empreitada foi inspirada no plano criado para dar garantia à reunião Rio+20, em 2012, e está integrada ao projeto de acontecimentos internacionais iniciado com a Conferência da ONU e que só termina em 2016, com a realização dos Jogos Olímpicos. 

São estimados investimentos de R$ 710 milhões.
 Já foram liberados R$ 640 milhões para o custeio direto.

A missão do Papa e JMJ começa no dia 15 e deve terminar em 5 de agosto. Hospital de campanha As tarefas foram divididas entre polícias, locais e federal, mais as Forças Armadas. 

Caberá aos civis determinados cuidados, como acompanhar o movimento de chegada dos peregrinos e autoridades estrangeiras. Trânsito, segurança direta dos chefes de Estado e as escoltas também estão sob a responsabilidade da polícia do Rio e da PF.

 O pessoal da Defesa vai trabalhar nas atividades da Base Aérea do Galeão, nos controles do espaço e do mar “e, sobretudo, na prevenção e combate ao terrorismo”, segundo o general Jamil Megid. Esse é um tema delicado. Ele não confirma o deslocamento de equipes das Forças Especiais, de Goiânia, embora admita que haja “equipes localizadas” no Rio e em Aparecida na condição de alerta. 

 O papa vai se encontrar com a presidente Dilma Rousseff em Copacabana, no dia 26. 
Da agenda de Francisco constam visitas a um hospital e à Quinta da Boa Vista. 


[foto:Agência Força Aérea - por:Ten Enilton]

Os coordenadores da programação consideram a possibilidade de que governantes da região, como a presidente Cristina Kirchner, da Argentina, Juan Santos, da Colômbia, e Nicolas Maduro, da Venezuela, possam comparecer à JMJ.


[foto:www.flickr.com]

 O grupo militar vai usar uma ponte metálica para facilitar o acesso ao Campus Fidei de Guaratiba e um hospital móvel para atender emergências. No ar, o Vant da FAB vai vigiar tudo em um raio de 250 km, com sistema de visão noturna e lentes de alta resolução. Pode permanecer em voo por até 16 horas. 


 FONTE: Agência Estado,IG - via:Poder Aéreo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação