19/06/2013

AVIAÇÃO & DEFESA - KC-390 - IAE inicia construção do primeiros motores para testes


KC-390 - IAE inicia construção do primeiros motores para testes 


IAE CFM V2500
[foto:IAE]

 A International Aero Engines (IAE) vai começar a construir o primeiro motor de teste V2500-E5 para o avião de transporte KC-390 da Embraer na próxima semana.

 A “joint venture” planeja oferecer três motores de teste para a fabricante brasileira este ano, e mais três no primeiro trimestre de 2014, disse o presidente da IAE, Jon Beatty.

 O primeiro KC-390 deve voar no segundo semestre de próximo ano. O V2500-E5, que é quase idêntico ao “-A5″ do Airbus A320, deve ter a sua certificação civil no terceiro trimestre de 2014. Entregas de produção deverão começar no final de 2015 e o cargueiro da Embraer deverá entrar em serviço com a Força Aérea Brasileira no início de 2016. 

 A produção da V2500 para clientes de companhias aéreas deve encerrar em breve com o aumento da procura pelo Pratt and Whitney PW1100G, mas o programa KC-390 deve manter o motor em produção até 2025, disse Beatty. A Embraer já tem cartas de intenção para 60 aeronaves a partir de seis clientes, e vê um mercado de quase 730 novos aviões ao longo de 10 anos. 

 O conteúdo do “-E5 ” é praticamente idêntico ao do “A5″, mas os acessórios externos são diferentes. A IAE está fornecendo o sistema de propulsão completa, incluindo a nacele, que está sendo produzido pela divisão Shorts da Bombardier e é semelhante à nacele da UTC Aerospace Systems para o A320.

 O V2500-E5 deve produzir 31.33 libras de empuxo para o KC-390. O A5 é certificado para 33.000 libras para o A321 “, portanto, nós temos quase 10% de crescimento inerente, se necessário”, diz Beatty.

 A IAE já entregou mais de 5.700 motores e tem outro 1600 pedidos. Há uma oportunidade de vender mais de 700 motores para os A320 “clássicos” que ainda precisam ser entregues antes que a linha de produção seja totalmente orientada para o programa A320NEO. A produção está aumentando para mais de 500 motores neste ano, contra mais de 470 em 2012, e continuará a aumentar para mais de 530 em 2014, antes de começar a desacelerar com a produção do PW1100G pela Pratt and Whitney. “Temos pedidos firmes até 2018″, diz Beatty.

 A P e W é dona de 66% do IAE, depois de comprar a participação da Rolls-Royce em 2010. Desde novembro, ela tem vendido tanto o V2500 para o A320 como o PW1100G para as famílias A320neo. “Dos 13 clientes do NEO [PW1100G], nove também são clientes do V2500″, diz Beatty.


Fonte:Aviation Week - via:Poder Aéreo

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